QUARTA EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE MMA AMADOR CONTARÁ COM GRAND PRIX
21 de junho de 2018“AS MARCAS DA PÉROLA” REÚNE CENTENAS DE PESSOAS NA CASA DA CULTURA
21 de junho de 2018CULTURA| A Lei 2.213/17, que concede incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, foi regulamentada pela Prefeitura de Manaus. O Decreto de Regulamentação 4.096 foi publicado na edição 4385 do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira, 19/6.
A partir da regulamentação, caberá ao Conselho Municipal de Cultura (Concultura) a competência de analisar os projetos culturais apresentados. As propostas apresentadas para usufruírem dos benefícios tratados na Lei deverão ser apreciadas previamente por comissões especiais de avaliação a serem criadas por ato do presidente do Concultura.
Os artistas, de acordo com o presidente do Concultura, Márcio Souza, devem se atentar que a Lei não se trata de um edital, portanto, os projetos a serem apresentados devem constar o patrocinador. Ainda segundo Márcio, nesta quinta-feira, 21, haverá uma reunião extraordinária com os conselheiros e na próxima segunda-feira, 25, serão assinadas todas as documentações necessárias.
“É importante destacar que a Lei já está vigente, ou seja, os artistas já podem trazer seus projetos, chamando a atenção que isso não é um edital, portanto, eles têm que trazer, junto com a ideia deles, o seu patrocinador”, destacou Márcio Souza.
Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, esta conquista histórica por parte do segmento artístico demonstra o comprometimento da Prefeitura de Manaus com o fomento às artes e cultura. “Por esta via, o fomento será feito por meio da renúncia fiscal por parte da Prefeitura, que será progressiva. Além disso, temos o investimento obrigatório de 10% do orçamento dos programas especiais da Manauscult, que é uma política pública por meio do Siscult (Sistema Municipal de Fomento à Cultura)”, afirmou.
A Lei Municipal de Incentivo à Cultura prevê que o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), tributo pago pelas empresas à prefeitura, seja destinado a projetos culturais que podem ser captados diretamente pelos artistas junto à iniciativa privada. O texto da Lei, bem como a regulamentação, encontram-se disponíveis nos sites do Concultura (concultura.manaus.am.gov.br) e da Manauscult (vivamanaus.com)
A Lei
A Lei Municipal de Incentivo à Cultura é considerada uma conquista histórica para o segmento artístico-cultural. Na prática, a Lei autoriza a classe empresarial a destinar até 20% do seu ISS para projetos culturais. Os artistas poderão captar até 1% do imposto, ainda no primeiro ano de vigência, com base nos valores estimados de acordo com a previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017.
Poderão ser financiados artistas, instituições culturais e folclóricas, contanto que atendam às exigências impressas na Lei. Além disso, as empresas poderão optar por destinar o tributo ao Fundo Municipal de Cultural, gerido pelo Concultura, que selecionará os projetos por meio de editais.
Fotos: Ingrid Anne / Semcom