NANDO REIS FAZ APRESENTAÇÃO ESPECIAL NO PALCO DO TEATRO AMAZONAS
17 de setembro de 2018PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA EVOLUTIVA DO INPA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
18 de setembro de 2018CULTURA| O curta-metragem Príncipe da Encantaria da diretora IzisN foi vencedor de roteiro no concurso PROARTE 2012, por ser um filme híbrido (animação com ficção) teve dificuldades para ser finalizado a parte da animação do curta por conta do estilo do traço adotado para o projeto exigido pela diretora, sendo então trocado por 3 vezes o designer até encontrar um profissional que conseguisse se aproximasse daquilo que era almejava para o projeto. A dificuldade foi tanta que desistir e devolver o valor do prêmio para a SEC/AM não foi descartado pelo tempo que o projeto da animação rolava de mão em mão. No entanto quando isso estava para acontecer o traço das ilustrações publicadas pelo jovem estudante de designer Hermano Glória chamou a atenção da diretora e partiu o convite para que ele conhecer o projeto, mas o que era para ser apenas um trabalho de ilustração acabou sendo o primeiro trabalho de animação sob a supervisão geral da diretora que não poupou elogios ao rapaz.
O curta-metragem com duração de 11 minutos foi produzido em 2014, porém só foi finalizado em 2018, e conta com a atuação da ilustre atriz, jornalista, professora e mestre em cinema Socorro Langback como Esmeralda que é a narradora principal da estória. Príncipe da Encantaria é uma versão do boto cor de rosa para crianças. A estória foi inspirada na infância da própria diretora que homenageia a sua avó que também se chamava Esmeralda e costumava contar as estórias das lendas da Amazônia para os netos. A trilha sonora é assinada pelo músico e compositor Leandro Negreiros que o parceiro na criação de diversos trabalhos da diretora, Michelle Moraes na produção executiva e também no filme, com direção de arte de Roberto Roger e direção de fotografia de Ivan Perin. A produção é por conta da Maya Filmes que tem o apoio da 602 filmes.
Príncipe da Encantaria é um dos 16 filmes em uma seleção do Brasil inteiro com mais de 60 filmes inscritos e foi licenciado por dois anos para ser exibido na Mostra Itinerante Infanto Juvenil de Audiovisual – MIIA em São Paulo que passará por cidades como Diadema (Cine Eldorado) e Taboão da Serra (Parque das Hortênsias) com programação entre os dias 21 a 29 de setembro de 2018. A mostra trás filmes dos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Maranhão e Amazonas. A carreira do curta-metragem está apenas começando, porém ainda não tem previsão de estreia em Manaus por conta de estar sendo preparada a versão impressa em micro conto utilizando as ilustrações da animação do filme para ser lançado em escolas municipais. O projeto do micro conto Príncipe da Encantaria ganhou em o Prêmio Conexões Culturais/2017 da Manauscult e será distribuído gratuitamente em três escolas municipais para crianças entre 8 a 12 anos.