2ª EDIÇÃO DO JUNGLE CLASSIC RECEBE A “GERAÇÃO OURO” DO JIU-JITSU
8 de outubro de 2018CIRCUITO SESC DE CORRIDAS: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ETAPA TEPEQUÉM
9 de outubro de 2018EXPOSIÇÃO| Casa das Artes recebe EXPOCUIR corpos transcendentes, exposição coletiva e outras manifestações culturais sobre sexualidade e gênero nas artes. 47 artistas de diferentes linguagens artísticas se reúnem com o objetivo de despertar diálogos sobre corpo, território, política, diversidade, diferenças e poéticas em uma vasta programação até novembro.
O que é gênero? acreditamos que você já parou para pensar sobre o assunto algumas vezes na tentativa de chegar a alguma definição. Uma versão do conceito de sexo e gênero bastante propagada de uma correntes do final da década de 70, por exemplo, foi da antropóloga norte americana Judith Shapiro que utilizaria o termo “sexo” apenas para falar da diferença biológica entre macho e fêmea, e “gênero” quando me referisse às construções sociais, culturais, psicológicas que se impõem sobre essas diferenças biológicas.
Para auxiliar nesta reflexão o conjunto, de 80 produções artísticas, estará a disposição da população amazonense a partir do dia 5 de outubro de 2018, às 19h na Casa das Artes, Largo de São Sebastião, data para a abertura da exposição coletiva EXPOCUIR corpos transcendentes. Haverá também participação de artistas de Benjamin Constant e Parintins, além de contar com obras convidadas do Pará e Distrito Federal.
Durante o percurso será possível fruir nas produções de desenhos, fotografias, artes plásticas, artes visuais, audiovisual, comunicação, literatura, performance, música e cultura popular. Nesta edição os artistas participantes são Alana Zuany, Elen Linth, Felipe Fernandes, Janssen Cardoso (Benjamin Constant), Graziela Praia, Karla Seixas, Keila Serruya, Márcia Antonelli, Maria do Rio, Mendes Auá, Mirna Lisa, Naty Veiga, Paco, Pepe Vlogay, Projeto Aram, Boi Rasgadinho (Parintins), Sebastião Alves, U’yra Sodoma, Will Martins, Coletivo Inferno com Danuta Stenka, Gabriel de Andrade, Gallow, Icaro Lima, Kabulo, Lee Jones, Mexxo, Onika Karla, Profundo Vazio, Ray Castelo, Samile Magalhães, SaturninO, The morena, Tvyrus, Uatumã, Waldiney Ferreira e Walter Juur, e Coletivo Tupiniqueen com David Martins, Graziela Praia, Keila Serruya e Marcelo Nobre.
Haverá também obras convidadas de Allyster Fagundes (PA), Chico Monteiro (DF), Festa da Chiquita (PA), Filipe Almeida (PA), Priscila Brasil (PA), Maria Léo (DF) e Wellington Romário (PA).
“Esta exposição é um encontro de possibilidades que a partir das imagens, das obras transmídias, escritos, performances, audiovisuais, sonoridades, memória e cultura popular produzidas por esses artistas, borram as fronteiras do gênero e nos ajudam a evocar o espírito de liberdade, em especial das nossas sexualidades”, afirma o curador Paulo Trindade.
Para além da exposição, da mostra expositiva, uma série de atividades será proporcionada no auxílio da construção de conhecimento, apresentação de experiências, roda de conversas com artistas, coletivos e instituições que desenvolvem a temática. Até novembro haverá atividades artísticas, educativas e de difusão cultural no período em que a mostra estará em cartaz.
Concepção Curatorial: Cristovão Coutinho | Paulo Trindade
Curadoria: Paulo Trindade
SERVIÇO
O que: EXPOCUIR Corpos Transcedentes
Quando: 05 de outubro a 18 de novembro de 2018
Horário: das 15h às 21h
Onde: Casa das Artes – R. José Clemente, 564. Centro. Largo de São Sebastião, Manaus/AM
Quanto: Entrada Franca
Contato: galeriadolargo@cultura.am.gov.br
PROGRAMAÇÃO
13/10 – SÁBADO
19h – Exibição dos audiovisuais: “Assim”, de Keila Serruya; “Maria”, de Elen Linth; “As Filhas da Chiquita”, de Priscilla Brasil (Em comemoração a 40ª edição da Festa da Chiquita); “Ô Mana”, de Paco; “Bem afeminada”, de Vlogay
14/10 – DOMINGO
18h – Performance com Maria Léo (DF)
19h – Roda de conversa com Felipe Fernandes, Márcia Antonelli e Maria Léo (DF)
20h – Noite de autógrafo com Márcia Antonelli e Maria Léo (DF)
21/10 – DOMINGO
18h – Apresentação do Boi Rasgadinho (Parintins)
19h – Roda de conversa com Mendes Auá, Sebastião Alves, Will Martins e Boi Rasgadinho (Parintins)
27/10 – SÁBADO
18h – Oficina de MONXTRAção com Emerson Munduruku
19h – Performances com Mirna e sonoridades com Alana
20h – Performance: Wellington Romário (PA)
28/10 – DOMINGO
18h – Roda de Conversa com Emerson Munduruku, Mirna, Maria do Rio e Wellington Romário (PA)
11/11 – DOMINGO
18h – Oficina Arqueologia Corpo Resistência com Maria do Rio
19h – Roda de Conversa com Coletivo Tupiniqueen, Coletivo Inferno e artistas participantes da mostra
18/11 – ENCERRAMENTO – DOMINGO
18h – Oficina Arqueologia Corpo Resistência com Maria do Rio
19h – Performance com Felipe Fernandes
20h – Exibição do videoclipe e sonoridades com Projeto Aram
*Programação sujeita a alterações