INPA ESTÁ COM SELEÇÃO ABERTA PARA BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO
9 de outubro de 2018MUSA TERÁ EXPOSIÇÃO E OFICINA DE PINTURA CORPORAL COM URUCUM NO DIA DAS CRIANÇAS
10 de outubro de 2018MOSTRA| O Les Artistes Café Teatro, localizado no Centro Histórico de Manaus, receberá, nesta quarta-feira, 10/10, das 14h às 17h, a 3ª Mostra de Ações Educacionais Integradas, com o tema “Socializando saberes, desenvolvendo competências”. A ação, que visa promover e difundir conhecimentos construídos ao longo do ano letivo nas escolas de Manaus, conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O projeto interdisciplinar idealizado por um coletivo de professores das redes públicas Municipais e Estaduais de Ensino que, colaborativamente, realizam projetos em diversas escolas, reúne mostras de produções e atividades sobre a cultura africana e da temática indígena, trabalhados durante o período letivo. Esta é a terceira edição do projeto, que teve início em 2016, com a primeira mostra realizada no Centro Estadual de Convivência do Idoso. Em 2017, a 2ª edição ganhou caráter itinerante, o que possibilitou grande visibilidade ao trabalho idealizado pelos docentes da área da educação.
O coordenador do Grupo de Expressões Artísticas e Populares (GEAP), Otto Franco, destacou a criação e os desafios para a realização do projeto nas escolas. “Em função do compartilhamento de trabalhos e projetos idealizados e construídos nas escolas em que trabalhamos, juntamos a experiência que temos na prática da atividade diversificada dentro da cultura africana e indígena, para levar ao universo das escolas participantes. A ideia é que seus projetos sejam apresentados numa dinâmica de oficinas que possibilitem não só conhecimento, mas a integração das práticas pedagógicas e a interação dos mesmos nas atividades”, pontuou o coordenador.
Mesas redondas com os temas “Aspectos históricos, o racismo na sociedade e os aspectos legais”, com a professora Socorro Lira Barros e “Patrimônio Material e Imaterial Afrobrasileiro”, com Liuba de Baêta, além de apresentações artísticas, farão parte da programação da abertura da 3ª edição da Mostra de Ações Educacionais Integradas.
Projeto Itinerante
A programação de visitação nas escolas participantes terá início no dia 30/10 e irá até o dia 23/11.
As escolas participantes são Escola de Tempo Integral Altair Severiano Nunes, que participará com o projeto Vivências Lúdicas e o projeto Todas as Cores Contra o Racismo; a Escola de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós com o projeto Diversidade em Ações; Escola Estadual Vicente Schettinni, com o projeto Mama África; Escola Municipal Rodolpho Valle, com o projeto Diversidade em Ações; Escola Municipal Themístocles Pinheiro Gadelha, com Diversidade na Construção da Identidade Cultural; Escola Estadual Antenor Sarmento, com Somos todos África: a africanidade na formação da cultura e identidade do povo brasileiro e o Instituto de Educação do Amazonas, com o projeto Caminhos para Desconstrução do Racismo.
SERVIÇO
O quê: 3ª Mostra de Ações Educacionais Integradas: “Socializando Saberes, desenvolvendo competências”.
Quando: Abertura, 10/10, das 14h às 17h.
Onde: Les Artiste Café Teatro
Quanto: Gratuito
Contato e informações: otto_fp@yahoo.com.br ou telefone (92) 99153-5579 (Otto Franco)
Fotos: Divulgação/Manauscult