MAFALDA MINNOZZI APRESENTA SHOW “ROMANTICA BOSSA” EM MANAUS
12 de novembro de 2018SESC REALIZA MESA REDONDA: ‘ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL’
13 de novembro de 2018CULTURA| De homenagem ao mestre Verequete a espetáculo de teatro e oficinas para bebês. Abordando esses temas chega à Belém e Castanhal a última etapa Pará 2018 do maior circuito brasileiro de artes cênicas do Brasil, O Palco Giratório. Todas as apresentações e oficinas são gratuitas.
Os espetáculos iniciam nesta sexta (16/11), às 15h, no Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém, com o espetáculo paraense “Carimbó Conta – Verequete”, com Marluce Araújo. Uma peça artística, contada, cantada e dançada, para todas as idades. Com o intuito de valorizar a importância da cultura popular de forma poética e criativa, apresenta a trajetória de vida de Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, um dos maiores representantes da Cultura popular do Estado do Pará.
No dia seguinte (17), às 16h, a Cia Caixa do Elefante, do Rio Grande do Sul, apresenta o espetáculo “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro”. Os ingressos serão distribuídos no dia 16/11. Em Castanhal, o espetáculo da Cia Caixa do Elefante será apresentado no dia 20/11, às 18h. Com classificação de 6 meses a 5 anos, através das experiências lúdicas e estéticas dos bebês, o espetáculo cria uma atmosfera na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal. Uma brincadeira ficcional, de criar e dar sentidos toma forma num ninho, numa cama acolchoada. Espaço que acolhe fantasias, surpresa e tudo o que é possível a uma criança colecionar. O espetáculo tem duração de 60 minutos. Parte deste tempo é destinada ao acolhimento do público com protocolo do diretor devido às especificidades da faixa etária, para que os responsáveis pelos bebês sejam orientados sobre como proceder nessa primeira experiência. Essa orientação visa que responsáveis e bebês sejam acolhidos, sintam-se seguros e confortáveis para viver uma experiência agradável. Após, o tempo é destinado à interação dos bebês com o espaço, com os materiais da cena, com os outros bebês e seus cuidadores. Só será permitido um adulto por criança.
Oficinas
A Cia Caixa do Elefante também ministrará no dia 16/11, às 16h, em Belém e no dia 19/11, às 17h, em Castanhal a Oficina para bebês “Atelier sensorial”. Os bebês serão convidados a explorar suas possibilidades corporais e sensoriais, desenvolvendo suas próprias descobertas, através do contato com materiais de texturas diversas. Para bebês de 6 meses a 3 anos acompanhados de um adulto. As inscrições para oficina em Belém vão até o dia 14/11 e para Castanhal, até dia 19/11.
O Palco
O Palco Giratório traz a participação de grupos nacionais e locais, promovendo o acesso a espetáculos de qualidade a um público amplo e diversificado. Todas as atrações são gratuitas. Além de se apresentarem, os grupos participantes também compartilham experiências e conhecimentos por meio de oficinas e mesas redondas, possibilitando o acesso a obras de artes cênicas e a difusão artística como ferramenta de transformação social.
Com 625 apresentações artísticas e mais de 1.600 horas de oficinas previstas para 2018, o Palco Giratório, iniciativa do Sesc de difusão e intercâmbio de artes cênicas, se consolida como a maior ação do gênero no Brasil. Ao longo de 2018, as atividades terão lugar em 132 cidades de 26 estados e Distrito Federal, trazendo uma programação caracterizada pela diversidade de expressões, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos das cinco regiões brasileiras. Como sempre, a proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte.
Na próxima e última etapa deste ano, que acontecerá em novembro, o Pará receberá grupo do Rio Grande do Sul.
Serviço:
Palco Giratório
Belém – Centro Cultural Sesc Boulevard
Espetáculo “Carimbó Conta – Verequete”, com Marluce Araújo – (PA)
Dia: 16/11/2018, às 15h. Classificação: livre
Espetáculo “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro”, com Cia Caixa do Elefante (RS)
Dia: 17/11/2018, às 16h. Classificação: livre
Distribuição de ingressos gratuitos no dia 16/11
Oficina para bebês “Ìndigo” – Atelier sensorial, com Cia. Caixa do Elefante (RS)
Dia: 16/11/2018, das 16h às 18h. Público alvo: bebês de 6 meses a 3 anos acompanhados de um adulto
Inscrições até 14/11/2018
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523)
Castanhal
Oficina para bebês “Ìndigo” – Atelier sensorial, com Cia. Caixa do Elefante (RS)
Dia: 19/11/2018, das 17h às 19h. Público alvo: bebês de 6 meses a 3 anos acompanhados de um adulto
Inscrições até 19/11/2018
Espetáculo “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro”, com Cia Caixa do Elefante (RS)
Dia: 20/11/2018, às 18h. Classificação: livre
Local: Sesc em Castanhal (Av. Barão do Rio Branco, 10 – Nova Olinda)