MANAUS É PIONEIRA COM SISTEMA DE RASTREAMENTO DE AVES DO BRASIL
27 de novembro de 2018PARQUE DO MINDU TERÁ EDIÇÃO ESPECIAL DA FEIRA URBANA DE ALTERNATIVAS (FUÁ)
27 de novembro de 2018MEIO AMBIENTE| Para fortalecer o Movimento por Uma Cultura de Doação organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), participa da campanha Dia de Doar, com o nome ‘Ampare essa Ideia’, nesta terça-feira (21/11) com o objetivo de arrecadar doações para as atividades dos projetos executados pela organização.
A Ampa é uma organização não governamental que realiza ações de pesquisa e conservação em prol dos mamíferos aquáticos da Amazônia (peixe-boi, boto-vermelho e tucuxi), que sofrem com a caça e o comércio ilegal. A Ampa tem como principal parceiro o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e recebe apoio financeiro da Petrobras para as ações do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia.
Para a pesquisadora do Inpa e coordenadora do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, Vera da Silva, é de extrema importância incentivar a cultura de doação na sociedade. “É muito interessante este movimento de doação aqui no Brasil. O brasileiro é um povo generoso por natureza, e essas iniciativas podem estimular a sociedade a apoiar as ações de conservação e pesquisa, como ocorre em outros lugares do mundo”, comenta.
Como Doar?
Você pode ajudar no combate à caça ilegal dos mamíferos aquáticos da Amazônia e na reabilitação e manejo de animais resgatados e assim juntos conseguimos promover a conservação dessas espécies! A doação pode ser realizada de duas formas:
- Enviar um valor para a conta da AMPA no banco Santander: Agência 3230. C/c 130.000.18-9. CNPJ 04.212.442/0001-52
- Adquirindo um souvenir na loja Ajuri Ambiental, parceira da Ampa.A loja fica no endereço rua Bem-ti-vi, N°3, Petrópolis, ao lado do estacionamento do Bosque da Ciência. Acesse aqui a página do instagram.
Todas as doações serão revertidas para atividades de conservação e manejo do peixe-boi, e pesquisas com o boto-vermelho e otucuxi, além de promover ações deeducação ambiental junto aos estudantes de escolas públicas e comunidade do entorno de áreas afetadas pela caça ilegal.
Nesta manhã, estará promovendo atividade de Educação Ambiental, das 10h às 11h para que o público conheça mais sobre a pesquisa e manejo do peixe-boi da Amazônia, no Bosque da Ciência, no Inpa, localizado no bairro Petrópolis.
Sobre a Ampa
Associação dos Amigos do Peixe-boi foi criada há 18 anos com o objetivo de promover a pesquisa e a proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia, e ainda propiciar à sociedade um convívio saudável com a fauna da Amazônia.
A Ampa é responsável por executar o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, cujo principais objetivos são resgatar, reabilitar e reintroduzir peixes-bois (Trichechusinunguis) aos rios da Amazônia, além de auxiliar o projeto Boto do Inpa, que pesquisa a bioecologia do boto-vermelho e do tucuxi para a conservação das espécies.
A principal cidade envolvida é Manaus, onde, em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa, a Ampa reabilita e cria filhotes de peixes-bois, além de desenvolver atividades de educação ambiental no Bosque da Ciência e em escolas da cidade.
As pesquisas realizadas geram informações que alertam as autoridades e comunidade internacional sobre a e caça ilegal do peixe-boi para comercialização da carne e a matança do boto-vermelho.
Associação Amigos do Peixe-boi – AMPA
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
+55 (92) 98125-5188/ 3236-2739