NELLY MIRANDA APRESENTA REPERTÓRIO ECLÉTICO, NO ‘COMANDO DO ESPETO’ EM MANAUS
29 de novembro de 2018Feira de Ciências reunirá mais de 200 alunos com projetos educacionais sustentáveis
30 de novembro de 2018BOI-BUMBÁ| O ritmo do boi de Parintins tomou conta do Palácio do Planalto, em Brasília, Distrito Federal, com a condecoração do Boi-Bumbá Caprichoso com a Ordem do Mérito Cultural, outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC), na tarde desta quarta-feira, 28/11. A homenagem do Governo Federal é vigente desde o ano de 1995, por meio de decreto, entregue à pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições à título de reconhecimento por contribuição à cultura brasileira. O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, e o secretário de Estado de Cultura, Denilson Novo, marcaram presença na cerimônia.
Ao receber oficialmente o título de Patrimônio Cultural do Brasil no evento, o Boi Caprichoso mostrou a cultura de Parintins aos convidados, com as perfomances do apresentador, Edmundo Oran, Tripa do Boi, Alexandre Azevedo, Porta-Estandarte, Marcela Marialva, a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, e o Pajé, Netto Simões. Durante o show, o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, estava acompanhado do presidente da República, Michel Temer, primeira-dama, Marcela Temer, Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, entre outras autoridades.
Babá Tupinambá considera uma vitória da cultura do Amazonas o justo reconhecimento aos boi de Parintins. “Estamos muito felizes em receber essa condecoração pelo nosso Caprichoso, que é Patrimônio Cultural do Brasil. Entramos para a história da nossa cultura. É gratificante ouvir do ministro Sérgio Leitão que a nossa festa é linda e que é motivo de alegria reconhecer os bois de Parintins. Não só eu, como todos os artistas, diretoria e a população amazonense, têm que sentir orgulho de Parintins”, declarou o dirigente.
O Ministério da Cultura já agraciou mais de 500 personalidades e instituições pelas contribuições ao desenvolvimento da cultura brasileira. Os agraciados com a comenda são intelectuais, produtores, entidades públicas e privadas, artistas dos mais diversos segmentos, realizadores de trabalhos culturais importantes nas áreas de inclusão social, artes, audivisual e educação. O evento de condecoração da Ordem do Mérito Cultural é realizado anualmente em reverência ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 05 de novembro.