LEI ESTADUAL ASSEGURA A VACINAÇÃO DOMICILIAR ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA E MULTIDEFICIÊNCIA PROFUNDA
8 de janeiro de 2019MANAUS PLAZA SHOPPING DEDICA FINAL DE SEMANA A CULTURA ORIENTAL
9 de janeiro de 2019TURISMO| A cultura e as belezas naturais de Santarém, Oeste do Estado do Pará, estampam as mídias nacionais e internacionais, mas poderia estar em uma escala de maior destaque se o Poder Executivo Municipal tivesse os cuidados apropriados com um dos municípios de maior potencial turístico do Norte do Brasil.
Não é incomum o Poder Público Municipal de Santarém, se movimentar para dificultar a vida da população, que vive um momento complicado diante de tamanho descaso da administração pública em diversas áreas. A aprovação da atual gestão, como se observa nas redes sociais, não é das melhores e inicia o ano de 2019, com elevados índices de reprovação, principalmente na área de saúde, infraestrutura, educação, turismo e cultura.
Com uma equipe de Comissionados que não conseguiu compreender os anseios e as demandas da sociedade, as ações da Prefeitura Municipal de Santarém parecem não alcançar seu principal objetivo, de criar e viabilizar políticas públicas que alcancem os cidadãos.
Como é de conhecimento público, os Festivais Gastronômicos ganharam força em todo o Brasil, pois além de apresentar a culinária local, atrair turistas e movimentar a agenda cultural, geram emprego e renda para empreendedores e aquece o setor econômico local. Em Santarém, o mais conhecido é o Festival dos Chefs, que movimenta uma cadeia produtiva de cerca de 60 empreendedores, e com 08 (oito) edições, conquistou as famílias de Santarém e turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, que tem a oportunidade de vivenciar uma experiência gastronômica diferenciada e a preços acessíveis.
Israel Pinho, organizador do Festival dos Chefs, publicou recentemente em suas mídias sociais, uma nota de repúdio, que ganhou aderência e apoio público, devido ao impedimento da realização da primeira edição do evento em 2019, que tem data prevista para 24 a 27 de janeiro, na Praça Barão de Santarém (Praça São Sebastião), espaço ao lado do Centro Cultural João Fona.
“Como em todas as edições anteriores, para que houvesse a realização deste próximo Festival dos Chefs, seguimos todo o procedimento legal junto a Prefeitura, com solicitações e pagamentos de taxas. Infelizmente, percebemos há algum tempo, principalmente de meados de 2018 para cá, que o Poder Executivo Municipal, passou a criar entraves desnecessários e sem justa causa para a não realização dos eventos. Desta vez, sequer querem dialogar conosco, já tentamos falar pessoalmente e via telefone com Secretários e o Prefeito, mas uma barreira foi criada, explica Israel Pinho.
“Escolhemos o fim das férias para brindar as famílias de Santarém e os turistas com um momento de lazer, gastronomia e entretenimento com o Festival dos Chefs, temos um público que aguarda ansioso pela realização do evento e a comunidade comparece em massa. As justificativas impostas pela Prefeitura se mostram frágeis e cheias de equívocos. É lamentável isso estar acontecendo”, complementa o organizador.
Para que fossem ouvidos, o Cultura Amazônica contatou sem sucesso a Assessoria de Comunicação, os senhores Nélio Aguiar, Prefeito de Santarém e Daniel Guimarães Simões, Secretário Municipal de Infraestrutura, que não responderam as inúmeras tentativas de contato via telefone. O Sr. Diego Pinho, Secretário Municipal de Turismo, via telefone, disse que não tinha conhecimento da negativa da realização do evento, e passou um novo contato da Assessoria de Comunicação, com qual conseguimos contato com Alailson Muniz, que ficou de dar um retorno imediatamente, que enviaria uma nota de esclarecimento, mas passadas 48 horas, nenhuma resposta fora enviada via e-mail, telefone ou whatsapp.