MANAUS É APONTADA COMO DESTINO PREFERIDO DOS BRASILEIROS EM 2019
23 de janeiro de 2019BOI GARANTIDO INTENSIFICA ORDENAMENTO DOS GALPÕES POR CONTA DA CHEIA
24 de janeiro de 2019GASTRONOMIA│ A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil abre o ano de 2019 em um dos destinos gastronômicos mais requisitados do país: Belém. Nos dias 26 e 27 de janeiro, acontece na capital paraense o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, na Estação das Docas, um dos pontos turísticos da cidade. Participam do evento mais de 60 atrações gastronômicas e 15 apresentações culturais, entre shows e intervenções cênicas. Os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos, aprender com aulas teóricas e interativas, participar de cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa.
Entre os convidados, chefs e personalidades gastronômicas de todas as regiões do Brasil. No espaço Chefs e Restaurantes, estão confirmadas as presenças de Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA); Felipe Gemaque, do Cuia (Belém, PA); Ilca do Carmo, do Santa Chicória (Belém PA); e Marina Sciotti, do Quincho Cozinha & Coquetelaria (São Paulo, SP). Já o espaço Petiscos, Lanches e Doces tem confirmados: Dona Nena, do Filhas do Combu (Belém, PA); Gustavo Blanco, do Soul Kitchen (São Paulo, SP); Liliana Andriola do Mandarinier Gastronomia (Porto Alegre, RS); e Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte, MG).
Haverá também um espaço Infantil, com comidinhas e guloseimas que as crianças adoram, em estandes lúdicos. Nesse local, já está confirmada a presença de Ana Cristina, do Cris Doces (Santarém, PA); e Tiago Silva, do Boto Sorveteria Artesanal (Santarém, PA).
As aulas do espaço Cozinha ao Vivo, onde os chefs preparam os pratos na hora, contando todos os segredos que dão o toque especial à receita, têm a confirmação de Ricardo Costa, do The Premium Steakes (Belém, PA); Daniela Martins, do Lá em Casa (Belém, PA); Hildely Porpino, do Tieta do Ver o Peso (Belém, PA); Ivan Prado, do Senac (Fortaleza, CE); João Lombardi, do Ora Pro Nobis (Tiradentes, MG); Adriana Lucena, do Quinta da Aroeira (Jandaíra, RN); Van Régia, da Culinária da Van (Fortaleza, CE); João Barreto (Campina Grande, PB); e Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO).
Quem busca aprendizado também terá opções no espaço Conhecimento, onde os estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias com o público. Participam Ofir Oliveira, do Sabor Selvagem (Belém, PA); Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA); Priscila Ávila, do Queen of Peppers (Brasília, DF); Joanna Martins e Paula Moreira, do Manioca e do Xibé respectivamente (Belém, PA); Cesar Costa, do Corrutela (São Paulo, SP); Alberto Landgraf, do Oteque (Rio de Janeiro, RJ); Chef Athíria Corrêa e Ana Regina Gonçalves, do Senac PA; Neli Pereira, do Espaço Zebra (São Paulo, SP); e Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO).
Por fim, no espaço Interativo, onde as pessoas podem aprender e fazer as mais diversas receitas, o público vai colocar a mão na massa com os chefs Paulo Anijar, do Santa Chicória (Belém, PA); Angela Sicília, do Família Sicília (Belém, PA); João Lombardi, do Ora Pro Nobis (Tiradentes, MG), Yuri Machado, do Cá-já (Recife, PE), Mari Sciotti , do Quincho (São Paulo, SP) e Fernando Von Noble, do Noblyaki Oriental Bistrô & Bar (Cacoal, RO).
ATRAÇÕES MUSICAIS
Para tornar a experiência do festival ainda mais agradável, uma programação cultural e musical com 15 atrações artísticas foi preparada para embalar o público nos dois dias de evento. O cantor Castello Branco, convidado do projeto Yamí Music e uma das novas promessas da MPB, é um dos destaques da programação.
O lineup das apresentações de sábado, dia 26 de janeiro, começa com o Trio Chamote, de Belém. Formado por Charles Matos (bateria), Luizinho Lins (banjo amazônico) e Sílvio Barbosa (flautas e saxofone), o grupo envereda pela cultura amazônica, com projetos pioneiros sobre instrumentos e ritmos regionais. Os sons do norte do país têm sequência com MG Calibri, baixista que mistura o jazz com os sons da Amazônia. Já a banda Loxodonta Groove, comandada pelo baixista Rafael Azevedo leva para o palco um pouco de “funk jazz”. A apresentação se baseia no funk e no soul norte-americanos, aliados a sotaques latinos, como brega e carimbó.
O último show do dia é o do violoncelista italiano Federico Puppi e do percussionista baiano Marco Lobo, que se reúnem no novo projeto Yamí Music. A união entre violoncelo e percussão, associada a performances com live eletronics, tem como convidado o cantor Castello Branco, nova promessa da MPB e parceiro do Fartura pelo Brasil.
Já o domingo, dia 27 de janeiro, apresenta o Mercado do Choro, projeto nascido nos bairros São Brás e Jurunas, na região central de Belém, em 2013. Como o próprio nome diz, o gênero homenageado aqui é o choro, pretexto para encontros e rodas de jovens chorões em mercados e praças públicas da cidade. A seguir, o duo paraense Guitarrada das Manas, formado pelas multi-instrumentistas Beatriz Santos (Beá), nos sintetizadores e programações, e Renata Beckmann, na guitarra e sintetizadores, faz um experimentalismo instrumental. Além de passear entre o regional e o global, o projeto é considerado ousado ao ter mulheres na linha de frente em um estilo que costuma ser associado a homens.
A programação também abre espaço para o folclore, com o Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho, da ilha de Marajó, que irá apresentar danças e lendas populares. A noite de domingo termina com o show do guitarrista e produtor Pio Lobato (Boanerges Nunes Lobato Jr.), um dos principais arautos da “guitarrada” no cenário nacional desde os anos 1990, com trabalhos de experimentação pop e releitura musical brasileiros.
O som não pode parar no Fartura Belém. Por isso, as DJs Ananindeusa e Luiza Lux, ambas de Belém, tomam conta das pick-ups durante os intervalos dos shows. Ananindeusa toca músicas majoritariamente femininas e negras pra curtir e dançar. Já Luiza Lux, a Lux, produtora cultural e DJ em diversas festas de Belém, tem sets que misturam música brasileira, rock, pop e indie.
Paralelamente, o festival ainda terá um núcleo de artes cênicas. Para início de conversa, o palhaço Sonho (Cleber Cajun) brinca e conta histórias para divertir crianças e famílias. A fantasia e a imaginação também têm vez com a atriz, cantora e contadora de histórias Ester Sá, que valoriza a cultura popular e a oralidade. A brincadeira interativa termina com o grupo Percussão da Terra, que utiliza materiais descartáveis – garrafas pets, garrafões de água, PVC e caixotes de madeira – para montar instrumentos como tambores, chocalhos, caxixi, reco-reco, caixas de marabaixo e agogôs.
SERVIÇO:
Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém
Datas: 26 e 27 de janeiro
Horários: sábado, das 12h às 22h | domingo, das 12h às 20h.
Local: Estação das Docas (Avenida Boulevard Castilho, s/n – Campina, Belém – PA)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/fartura
R$ 20,00 (Inteira) R$ 10,00 (Meia)