PESSOAS QUE ‘VIVEM DA ÁGUA’ AVALIAM A QUALIDADE DO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO OFERECIDO PELA ÁGUAS DE MANAUS
25 de março de 2019PROCON MANAUS AUTUA 17 POSTOS APÓS AUMENTO NO PREÇO DA GASOLINA
25 de março de 2019CAPACITAÇÃO| A Secretaria de Estado de Assistência Social promoveu, nesta quinta-feira (21/03), durante todo o dia, o Encontro de Entidades Beneficiadas por Emendas Impositivas Estaduais. O objetivo do evento foi explicar aos representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e das prefeituras dos municípios presentes a forma como os processos das emendas impositivas são organizados para que as instituições entendem a complexidade da sua execução.
As secretárias Márcia Sahdo, titular, Branca Pinheiro, secretária executiva, e Fernanda Ramos Pereira, secretária executiva adjunta, participaram do evento. A secretária Márcia Sahdo destacou a importância de realizar eventos que reúnam instituições de assistência social em parceria com a secretaria. Ela afirmou que mais encontros serão realizados para que haja maior aprendizagem. “Estamos focados em fazer o trabalho da Seas juntamente com as instituições sociais, para que, assim, os nossos serviços cheguem a toda a população”.
Para a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Seas, Giselle Pignolati, o papel da Secretaria no processo das emendas é de acompanhamento e orientação quanto à execução de projetos traçados pelas entidades, escolhidas por parlamentares, no plano de ação. “É preciso que haja um grau de critério da assistência social porque essas necessidades são mapeadas pelos próprios governantes e nesse contexto a Seas tem o papel de auxiliar na execução, para que, de fato, a população tenha acesso aos benefícios”.
Capacitação – Para os representantes das 25 instituições que são beneficiadas pelas emendas impositivas, o encontro serviu para sanaram suas dúvidas sobre cada etapa que envolve o processo de implementação das emendas.
Simone Sodré, coordenadora de projetos da Associação O Pequeno Nazareno, assinalou que nunca houve uma capacitação voltada às emendas impositivas como essa. “Nos anos anteriores, perdemos emendas por falta de conhecimento das OSCs e por falta de treinamento da Secretaria”, afirma.
A representante do Abrigo Nascer, a assistente social Roseane Meneses, que estava acompanhando a programação, afirma que o evento possibilitou o melhor entendimento dos processos das emendas. “Os benefícios recebidos possibilitam a continuidade de projetos. Em nosso caso especifico, esses recursos permitirão comprar os materiais permanentes, entre eles, os berços a TVs para o berçário”.