INPA ESTREIA SEMINÁRIOS DA AMAZÔNIA NA QUINTA-FEIRA (11) COM O PESQUISADOR BRUCE FORSBERG
9 de abril de 2019PREFEITURA PROMOVE A 2ª EDIÇÃO DO ‘VIDA ATIVA, VIDA LONGA’ PARA USUÁRIOS DO PARQUE MUNICIPAL DO IDOSO
9 de abril de 2019TEATRO│ Com todas as sessões lotadas, o espetáculo ÌFÉ, da Companhia Beradera de Teatro, terá sua temporada estendida para o dias 14, 21 e 28 de abril. A montagem inspirada na vida de uma importante líder religiosa de Porto Velho tem dado vida a um antigo hotel, escondido atrás das fachadas de lojas da avenida Sete de Setembro, e atraído a curiosidade do público.
A proposta de movimentar o centro velho da capital vem sendo concretizada. Em todas as apresentações, que tem público limitado a 21 pessoas, é grande a movimentação de pessoas interessadas no espetáculo, formando filas horas antes das apresentações.
Diante disso, a companhia viu a necessidade de estender a temporada, que se encerraria neste domingo, até o final do mês, entretanto com apresentações somente aos domingos.
As senhas serão distribuídas gratuitamente uma hora antes de cada apresentação no local. O antigo Hotel Pousada da Sete está localizado ao lado da loja Zeta, na avenida 7 de setembro, próximo a Campus Sales.
Programação das últimas apresentações: 06 (sábado), 07, 14, 21 e 24 (domingos) de abril, às 20h.
Sinopse
A montagem teatral ÌFÉ foi livremente inspirada na trajetória de uma líder religiosa que teve grande representatividade entre as décadas de 1980 a 2000 em Rondônia.
O espetáculo ocorre num antigo hotel desocupado, apropriando-se de elementos presentes nos rituais e abordando a memória político-social e cultural nos contextos afro-religiosos.
Memórias fragmentadas marcadas por um passado violento, um presente de empoderamento, luta e afirmação para trazer uma discussão sobre religiões a partir de fragmentos da memória e a reflexão sobre preconceito, incompreensão e intolerância, ainda tão presentes na sociedade contemporânea.
Sobre a Beradera Cia de Teatro
A Beradera Companhia de Teatro surgiu em 2013, com a montagem da peça “Lete”, contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz 2012, inspirada a partir da instalação das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau em Porto Velho, relacionando os atuais eventos com outros pertencentes aos ciclos migratórios do passado.
O segundo trabalho do grupo, “Saga Beradera”, surgiu no ano de 2015, contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2014. A peça parte dos eventos reais da enchente histórica de 2014, que alagou diversas comunidades ribeirinhas de Rondônia.
A companhia volta agora com ÍFÈ, contemplada com o Prêmio de Teatro Jango Rodrigues 2017, marcando a estreia de Raoni Amaral como dramaturgo e diretor.
Fotos: Luana Souza