Programação junina intensa nas unidades do Sesc Pará
9 de junho de 2019Escola Tsukasa Uyetsuka é contemplada com novo mobiliário
9 de junho de 2019Revelando uma das várias vertentes que o teatro adota para os palcos, o projeto “Corpo e Espaço Cênico do Signo da Cobra”, contemplado no edital de Conexões Culturais de 2017, realizado pela Prefeitura de Manaus, coloca em ação duas atividades gratuitas ao público: a apresentação do experimento cênico “Rio das Cobras” e a oficina “Estados Ritualísticos na Construção Teatral”.
Segundo o proponente do projeto, Victor Kaleb Gomes, a idealização do experimento surgiu do sentimento em traduzir procedimentos em formas de ritual em um objeto cênico de experimentação, fortalecidos pela residência com o coreógrafo, diretor, dramaturgo, intérprete e escritor, Robert Steijn.
“Pude vivenciar essa residência com o Steijn, que tem uma relação muito forte com o xamanismo, que é um conjunto de crenças ancestrais que engloba práticas e rituais que estabelecem contato com o mundo espiritual, e através dessa troca de informações, de experiências, e, claro, da vivência nas atividades, pude desenvolver o projeto e criar esse experimento cênico, que abordará os vários estados que podem ser usados de forma teatral”, disse Victor.
A apresentação do experimento cênico “Rio das Cobras” acontecerá no domingo, 19/6, às 18h, no Cantinho do Nonato, localizado na Rua Caravelle, n° 50, Tarumã. Vale ressaltar que a atividade é gratuita e aberta ao público.
Victor Kaleb é formado em direção pela SP Escola de Teatro e é socio-fundador da companhia de teatro Artrupe Produções Artísticas, grupo que atua há sete anos na capital. Seus trabalhos como ator inclui peças como “Coisas Para Depois de Meia Noite”, “Casa de Inverno”, “Dorothy Garland” e “Obevandiva”.
Contrapartida
O projeto realizará, em contrapartida, a oficina “Estados Ritualísticos na Construção Teatral”, com direção de Victor. A atividade acontecerá em dois dias, sendo dia 15/6, às 10h e 16/6, às 17h, na Chácara Galego, localizada no KM2, da Estrada de Iranduba. A oficina tem como objetivo compartilhar as experiências adquiridas na residência com o performer holândes Robert Stjein, realizada em Amsterdã.
As inscrições devem ser realizadas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxZCNWPSdo0zm6c80ULwLrvpv5tnQ3to6yTqevQzae-aBVrQ/viewform. A produção da oficina cuidará do transporte de Manaus, em local a combinar com os selecionados, para o sítio.
Programação
O quê – Oficina “Estados Ritualísticos na Construção Teatral”
Quando – sábado, 15/6 – 10h/ domingo, 16/6 – 17h
Onde – Chácara Galego, localizada no KM2, da Estrada de Iranduba.
O quê – Apresentação de experimento cênico “Rio das Cobras”
Quando – domingo, 16/6 – 18h
Onde – Cantinho do Nonato, localizado na rua Caravelle, n° 50, Tarumã
Informações: Victor Gomes (92) 98463-9518
Fotos: Divulgação / Manauscult