Prefeitura seleciona candidatos para 34 vagas de emprego nesta segunda-feira
7 de julho de 2019Integrantes da mostra ‘Artistas Emergentes’ realizam bate-papo no Cineteatro Guarany
9 de julho de 2019Boa Vista recebe entre os dias 11 a 25 de julho, cinco espetáculos de artes cênicas no Teatro Jaber Xaud, localizado no Sesc Mecejana. As apresentações serão com representantes de diversos locais do Brasil, como Pernambuco, Amazonas e Ceará. A entrada para assistir as apresentações será totalmente gratuitas.
A maioria das atrações tem classificação indicativa livre, para toda a família, com exceção da peça ‘Aquelas’, do Ceará, que possui classificação a partir de 14 anos.
Palco Giratório:O Palco Giratório, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões do país.
Programação:
11/07 – Espetáculo: Vestido Queimado (AM)
20/07 – Espetáculo: Aquelas (CE)
21/07 – Oficina: “Te escrevo nossos corpos – Trânsito e corpos sensíveis”
23/07 – Espetáculo: Voa (DF)
25/07 – Espetáculo: Tandan (PE)
11/07 – Espetáculo: Vestido Queimado (AM):
É uma narrativa fantasiosa sobre a amizade entre duas pessoas. Esse espetáculo é resultado de um projeto de pesquisa cênica que temos dentro da companhia. O Teatro de Papel é uma forma estética e prática de contar histórias que nos interessou bastante, pelo relativo ineditismo na região Norte.
Classificação etária: Livre
Gênero: teatro
Duração: 45 minutos
Horário: 20h
20/07 – Espetáculo: Aquelas (CE):
AQUELAS remonta a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre-CE, assassinada em 1926 pelo seu “companheiro”, transformada em mártir, e até hoje é ícone de devoção do povo da região. No espetáculo, que mistura a história da santa com pessoalidades das intérpretes, o público é convidado a participar do preparo de um indigesto jantar envolvendo facas, carne, sangue e outros elementos, oferecidos à mesa com os corpos das próprias atrizes/performers. Uma encenação delicada e cruel que apresenta, através de quadros performativos, um caleidoscópio das diversas formas de violência de uma sociedade machista.
Classificação etária: 14 anos
Gênero: adulto
Duração: 50 minutos
Horário: 20h
21/07 – Oficina: “Te escrevo nossos corpos – Trânsito e corpos sensíveis”
A oficina/performance tem como objetivo a criação de uma teia de conflitos e provocações, por meio de exercícios sugestionados e cartas coletivas enviadas de uma turma (cidade) para outra, buscando montar um mapa de opressões e urgências que aparentemente são de caráter local mas se universalizam em sua gênese.
Público-alvo: Artistas e estudantes de teatro
Duração: 6 horas
Horário: 20h
23/07 – Espetáculo: Voa (DF)
Livremente inspirado em A menina e o pássaro encantado, de Rubem Alves, Voa percorre o caminho das sutilezas e dos sentidos, tratando de cumplicidade e de saudades, mas principalmente de liberdade. As meninas e os pássaros que habitam o conto brincam, no espetáculo, com muitas possíveis relações de amizade, em ambiências que estimulam a interação do bebê com as luzes, os sons, os aromas e a cenografia. Entre idas e vindas de um pássaro viajante, Voa transgride as noções tradicionais de tempo, de espaço e de amor.
Segundo espetáculo da companhia, Voa estreou em fevereiro de 2017, com absoluto sucesso de público e de crítica. Desde então, vem traçando caminhos de circulação e expansão. Foi o único espetáculo para bebês selecionado para a 18º edição do Festival Internacional de Teatro de Brasília – Cena Contemporânea.
Classificação etária: Livre
Gênero: Teatro para bebês
Duração: 40 minutos
Horário: 20h
25/07 – Espetáculo: Tandan (PE)
Uma experiência de imersão em dança a partir do uso de estímulos táteis, de uma instalação sonora e da interação com bailarinos e bailarinas. Um espetáculo que encara a questão da acessibilidade do espetáculo às pessoas com deficiência visual como estímulo criativo, e não como tradução. Tandan tem inspiração nas obras de Helio Oiticica e Lygia Clark, com suas provocações do ato de perceber as artes visuais numa apreciação sensorial mais ampla da obra. O espetáculo é dedicado ao público infantil, especialmente às crianças dos 5 aos 9 anos, e cada criança terá uma experiência individual de 6 minutos.
Gênero: Dança para crianças
Classificação etária: Livre
Duração: 2 sessões de 10 minutos
Horário: 19h
Onde: Teatro Jaber Xaud
Entrada: Gratuita
Quando: 11 a 25 de julho