Com Pagode dos Anos 90, o Bar do Elon estreia “Quarta Retrô”
21 de agosto de 2019Projeto Elas Cantam Samba lança CD ‘Roda com Elas’ no ‘Tacacá na Bossa’
21 de agosto de 2019Cultura amazônica representada pelas manifestações artísticas folclóricas do Oeste do Pará, entre elas: a Festa do Çairé e o Lançamento do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão em Santarém foram destaque em plenárias da Câmara Federal em Brasília. As representações públicas e de entidades artísticas tiveram vez e voz nas ações distribuídas nesta segunda-feira (19), com a finalidade de valorizar e integrar cada vez mais a Cultura do Oeste as demais do Brasil.
As exposições artisticas do Çairé foram protagonizadas e dançadas por itens do Festival Folclórico dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi que aproximaram o público presente na plenária. Entre eles, o Boto Animal, o Boto Homem, Cabocla Borari, casais de dançarinos do Carimbó, Rainha do Çairé e outros.
A Festa Folclórica do Çairé será realizada de 19 a 23 de setembro pela Comissão do Çairé com o apoio da Prefeitura de Santarém com vasta programação artística cultural, que será divulgada em coletiva à Imprensa. Manifestação que revive o tradicional trisecular Rito Religioso, o grandioso espetáculo da arte folclórica dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi, evento com abrangência de público nacional e internacional.
No Lançamento do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão, o primeiro deste segmento e dimensão da arte a ser realizado na Vila, período de 21 a 27 de outubro. A exposição do vídeo chamada e do Cartaz fizeram parte da solenidade do Festival na Câmara Federal.
“A arte do Cartaz é de José Roberto Aguilar é um pintor, escultor, performer e artista multimídia brasileiro, considerado o pioneiro na utilização do vídeo como linguagem artística neste país. Sua produção é voltada à vida urbana, à sexualidade e à pluralidade de códigos e signos, entre outros temas, utilizando-se de uma abordagem vibrante e expressiva. Apaixonado por Alter do Chão o artista tem obras destinadas a Vila como esta selecionada para ser o Cartaz do Festival. Intitulada “O Barco” a pintura tem as cores e a alma do lugar, o Vermelho do Urucum e do Entardecer, o Amarelo da areia, das frutas e do pôr do sol, o azul das águas da pérola do tapajós e o verde da Mata Amazônica”. Esperamos que os navegantes do Festival embarquem nessa viagem artística com 7 dias de audiovisual e manifestações culturais legitimamente brasileiras”, explicou a coordenação do Festival, Thiago Reis.
A inscrições para o Festival Internacional de Cinema foram concluídas com 1979 filmes, as produções vieram de lugares da Amazônia, de mais cidades brasileiras e exterior. Na coordenação da Krioca Comunicação, entre os apoiadores da Prefeitura de Santarém.
O Festival trará exibições de curtas, médias e longa-metragens, além de documentários, filmes realizados por telefone celular, oficinas, palestras, seminários e Show (artistas de artistas locais da música, dança, apresentações de etnias indígenas, folclóricas e outras). Evento gratuito, no entanto a coordenação solicita quem possa levar, o 1kg de alimento não perecível, que será repassados as comunidades próximas a Vila de Alter do Chão. Estima-se a participação de 50 mil pessoas. E mais detalhes sobre o Festival Internacional de Cinema, acesse o link: https://festivaldealterdochao.com.br/
Os dois momentos na Câmara Federal dos Deputados vieram do atendimento aos requerimentos de número, 27/2019/CCult e 657/2019, do membro da Comissão de Cultura, Deputado Federal Airton Faleiro. Além de Santarém, estiveram as exposições do Festival das Tribos de Juruti (Festribal), O Mascarado Fobó Obidense (Carnaval de Óbidos) e da Festa Literária Internacional do Xingú (FLIX).