Inscrições reabertas para Comissão de Seleção do Edital de Conexões Culturais 2019
27 de agosto de 2019Novo Mapa do Turismo Brasileiro compreende mais regiões turísticas do país
27 de agosto de 2019O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio visitou no último domingo (25) a Ilha de Marajó, no Pará. O objetivo da agenda conjunta, que passou pelos municípios de Breves e Soure, foi estudar o potencial turístico local para propor ações de promoção e infraestrutura para a região. O ministro continuou no Pará até segunda-feira (26), quando, em Belém, lançou o Investe Turismo no Estado, programa que visa reunir atores públicos e privados envolvidos nos projetos de gestão integrada e qualificação da rota “Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão”.
A agenda deste domingo começou em Breves, que fica no sudoeste do arquipélago de Marajó. O ministro Marcelo Álvaro Antônio destacou o encantamento que teve quando sobrevoou a região em seu deslocamento até a cidade. “Aqui tem uma vocação turística das mais belas do Brasil. O turismo de natureza, o ecoturismo, de pesca esportiva são os que mais devem crescer nos próximos 10 anos e precisamos ter uma atenção especial com Marajó”, disse.
Após encontro com os gestores municipais, a comitiva se deslocou até Soure para visitar algumas rotas turísticas oferecidas aos visitantes. Primeiro, os ministros estiveram na Fazenda Mironga, que fabrica o Queijo de Marajó, um produto artesanal que é feito há mais de 200 anos no arquipélago. Eles conheceram a criação de búfalos e trataram de possíveis melhorias para o turismo e a economia locais. Em seguida, conheceram a fábrica de cerâmica marajoara, que produz a mais antiga dentre as artes em cerâmica do Brasil e uma das maiores riquezas da cultura do Norte brasileiro, mundialmente reconhecida.
Embarcações
O ministro Marcelo visitou, em ambas as cidades, importantes navios da Marinha. Em Breves, estiveram no Garnier Sampaio, embarcação que é famosa por levar a imagem da santa no Círio de Nazaré, evento internacionalmente conhecido. Em Soure, visitaram o navio-patrulha Bracuí, onde o ministro do Turismo recebeu o livro “Amazônia Azul” das mãos do vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, comandante do 4º Distrito Naval, no Pará.
Via Ministério do turismo