Belezas e cultura de Santarém serão tema de Feira Cultural no Rio de Janeiro
29 de agosto de 2019Circuito literário Arte da Palavra traz escritor carioca para Boa Vista
29 de agosto de 2019De 2 a 30 de setembro, a exposição fotográfica “Amazônia: O Despertar para um Futuro Melhor” da Escola de Retratos Monóculo vai invadir as dependências do Studio 5 Shopping e Convenções, na Zona Sul de Manaus. Com o tema do desmatamento, poluição e destruição da natureza em pauta, o objetivo do evento é conscientizar a população da região e estimular uma reflexão na sociedade sobre a preservação do meio ambiente, por meio, de obras visuais impactantes que retratam os desafios para proteger a Amazônia.
De acordo com o fotógrafo Michell Mello, diretor da Escola de Retratos Monóculo e responsável pela curadoria do evento, a ideia surgiu antes da polêmica sobre as questões ambientais que estão sendo debatidas por especialistas e autoridades mundiais. ” As pessoas na que visitarão o shopping poderão através das fotografias desenvolver o sentimento de responsabilidade sobre a preservação da floresta, nos igarapés, com os animais e nessa exposição iremos demonstrar que com pequenos gestos e utilizando mecanismos de ações para mudarmos esse futuro sobre o meio ambiente”, afirma Mello.
Escola de Retratos Monóculo
Escola Monóculo de Retratos veio com o intuito de movimentar a fotografia local amazonense e oferecer oficinas, cursos, workshops, bate papos fotográficos e exposições. Neste ano, vários eventos estão acontecendo na capital do Amazonas com o objetivo de elevar essa arte para a sociedade de Manaus.
A fotógrafa Selma Maia, responsável pela coordenação técnica do evento, pela Escola de Retratos Monóculo destaca a interação, mistura de olhares e gerações que acontecerá no shopping. “Teremos na exposição: o fotógrafo iniciante, amador, profissional e experiente como o professor Carlos Navarro, que completará agora em setembro 54 anos de profissão, então, temos essa mistura que faz com que todos cresçam. O tema do evento também é propício para o momento. Atualmente, temos a obrigação na Amazônia e em todo o mundo nesta necessidade da preservação, exatamente para a continuidade das gerações futuras”, explica a curadora da exposição, que também destaca a participação de Julián Aude Santacruz, Nara Nascimento e Leilane Rocha entre outros.
Ainda conforme Maia, as fotografias servirão de alerta para a população. “Mostraremos os diversos olhares dos fotógrafos e também levaremos ao público o que precisa ser melhorado, preservado, o quanto cada um pode melhorar na preservação, qual a responsabilidade do Estado e do cidadão em todo esse processo”, destaca.
Segundo Marcos Lima, analista de marketing do Studio 5, a exposição celebra o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro com muita informação de preservação ambiental que traz mais uma opção para entreter os clientes e despertar o senso crítico em milhares de pessoas que passam todos os dias pelo empreendimento. “Considerando esses últimos acontecimentos na Região Amazônica é ainda mais importante refletirmos sobre o assunto”.