Campanha Antirrábica Animal mantém cinco postos fixos de vacinação
17 de setembro de 2019Prefeitura comemora Dia da Árvore com diversas ações ambientais
17 de setembro de 2019Os focos de incêndio da Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão (APA Alter do Chão) estão controlados. As informações foram confirmadas no início da tarde desta terça-feira (17) pelo comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), Tenente Coronel Ney Tito.
Ao longo da manhã foi realizado sobrevoo com helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp) e não foi constatado mais nenhum foco de incêndio.
“Pode ter alguma coisa de raiz pegando fogo, algum tronco, mas nossas equipes já estão nos locais, justamente dando essa extinção. Então, a operação aqui, hoje, terminou. Não existe mais nenhum tipo de incêndio isolado, ou compactado. É observar que aquele foco de incêndio que tinha para a banda de Pindobal também já foi extinto. Ele se prolongou até as margens do lago e de lá ele se extinguiu”, informou o comandante.
Dados atualizados obtidos através da análise de imagens de satélite pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informam que até domingo (15) a área queimada foi de 434.987 hectares.
Os focos iniciaram no sábado (14), foram contidos no domingo (15), mas devido a forte estiagem que atinge a região as chamas acabaram retornando na segunda-feira (16). Uma força tarefa foi formada pela Prefeitura de Santarém, com demais órgãos do Estado, União e voluntários, para conter as queimadas na área.
Mais de 200 pessoas entre civis, bombeiros, militares, agentes ambientais e prefeitura atuaram nos trabalhos de eliminação das chamas.
“Obtivemos informações precisas e atualizadas através do 4º GBM, juntamente com toda a equipe que está atuando no combate às queimadas. A informação nos deixa muito felizes. A queimada está controlada, há uma preocupação, mas toda a equipe vai continuar na área monitorando, assim como o helicóptero do Estado”, explicou a secretária de Meio Ambiente Vânia Portela.
Foto: Júlio César Antunes