Inpa promove Semana Nacional de C&T Ribeirinha em comunidades do baixo Rio Negro
15 de outubro de 2019Manaus está na disputa do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica
16 de outubro de 2019Nesta quinta-feira (17), o cantor, compositor e intérprete, Ramon Marola, se apresentará na Vila Vagalume 80 (Avenida Fernão Dias Paes, 80, D. Pedro I), com o projeto “Acordes, Canção e Poesia”. O evento inicia às 20h, com ingresso no valor de R$ 5,00.
Ramon Marola é o nome artístico de Ramon Lima do Nascimento, artista influenciado essencialmente pelas grandes cantoras populares brasileiras do Século XX, por sua interpretação, extensão vocal e forma de composição lírica.
O cantor e compositor apresenta um projeto de música independente, produzindo um repertório de estilo variado, passeando pela melancolia do Blues, o saudosismo do Samba, a regionalidade do Carimbó e o escárnio romântico das muitas faces do que se convencionou chamar de Brega, transformando-os em poesias e textos literários que retratam as dores e alegrias do cotidiano da sociedade atual e a perspectiva existencial da individualidade de cada sujeito, explorando temas da atualidade como depressão, ansiedade e relacionamentos líquidos.
“Acordes, Canção e Poesia é a gênese do projeto Marola e Os Filhos da Rua, banda manauara plurigênero que forma sua linha de diálogo a partir da reflexão sobre a vida íntima e a práxis coletiva da sociedade pseudomoderna”, explica.
Marola ficou conhecido por sua atuação na banda carnavalesca Pororoca Atômica, na qual animou blocos e festas por quatro anos. Em 2019, resolveu sair da banda para explorar novos horizontes. “Senti a necessidade de apresentar um repertório brasileiro, além de minhas composições e parcerias diversas com pessoas próximas do meu convívio, que trocam experiências pessoais relacionadas a perspectivas políticas, raciais, de gênero e sexualidade, de forma poética e intimista. Por isso, quis me expressar para além de um repertório carnavalesco e recebi muito incentivo desses amigos músicos e produtores e decidi me aventurar num projeto solo e autoral.”
Artista residente da Vila Vagalume há pouco mais de oito meses, Marola tem exercitado sua veia artística em todas as expressões artísticas como pintura, música, cenografia e moda.
“A Vila desperta muito essa criatividade em nós. Somos praticamente possuídos por um desejo de transformar tudo neste espaço de forma que as pessoas que têm acesso sintam-se estimulados a despertar o artista dentro de cada um”.
Em sua apresentação na Vila Vagalume com o projeto “Acordes, Canção e Poesia”, Marola será acompanhado por Mauro Lima (violão) e Renan Haijin (percussão).
Fotos: Divulgação