Patixa e Nunes Filho serão algumas das personalidades homenageadas em mural artístico
16 de outubro de 2019Educação: um caminho liderado pelo professor
17 de outubro de 2019Para proporcionar um ambiente de integração e troca de experiências na área de pesquisa em comunicação, a Universidade Federal de Roraima realizará de 21 a 25 de outubro a décima terceira edição do Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT (América Latina). O evento reunirá pesquisadores de seis países: Argentina, Brasil, Equador, Espanha, Uruguai e Venezuela.
A discussão do seminário será baseada nos seguintes temas: Comunicação Sem Fronteiras, o Pensamento Crítico, os Fluxos Migratórios e os Saberes Amazônicos. Durante o Seminário serão realizadas apresentações de trabalhos, conferências e mesas redondas, todas concentradas no auditório Alexandre Borges, campus Paricarana, nos turnos manhã, tarde e noite.
O foco é compartilhar as experiências e técnicas na pesquisa em comunicação. Para a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRR, professora Lisiane Aguiar, o evento representa “uma possibilidade especial para que os alunos possam falar dos trabalhos desenvolvidos na academia, inseridos em debates que vão agenciar novas ideias e troca de saberes, pois vamos estar com pesquisadores de outras áreas da comunicação”.
O público alvo são os pesquisadores e acadêmicos do curso de comunicação social – Jornalismo, mestrandos do PPGCOM e a comunidade externa interessada no assunto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, bloco I – CCLA, sala 129, das 8h às 12h até esta sexta-feira, dia 18. Os participantes receberam certificados.
A programação completa do evento com dias, horários e trabalhos a serem apresentados podem ser encontradas no site seminarioredeamlat2019.wordpress.com.
REDE AMLAT
Este ano, a Rede Temática de Cooperação, Comunicação, Cidadania, Educação e Integração – AMLAT completa 10 anos de criação. A proposta é promover a integração dos grupos e dos trabalhos coletivos com o intuito de fortalecer as relações institucionais dos grupos de pesquisas e das universidades, assim como facilitar a mobilidade acadêmica pelo território por meio dessas parcerias.
Para o professor visitante da UFRR e um dos fundadores da AMLAT, Adrián Padilla Fernandez, “esses momentos fortalecem a solidariedade acadêmica e promovem diálogos entre as pesquisas e os produtos acadêmicos”.
O XIII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT agrega ainda o XIII Encontro Metodológico dos Grupos, Núcleos e Coletivos de Pesquisa, VII Encontro Estudantil / Seminário Discente, II Colóquio Amazônico de História da Mídia e o I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRR