Indicação de André Luiz vira Lei e órgãos municipais terão interprete de Libras
1 de novembro de 2019Confira as atrações do Teatro Amazonas de Novembro
1 de novembro de 2019Em Sessão Especial nesta sexta-feira (1º), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concedeu o título de Cidadão do Amazonas ao vice-presidente industrial da Moto Honda da Amazônia, o engenheiro Julio Koga. Proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), a solenidade contou com a presença de executivos do Polo Industrial de Manaus (PIM), representantes de órgãos municipais e estaduais e também de entidades ligadas ao setor industrial e à área social do Estado.
Na avaliação do autor da proposta, a outorga a Julio Koga é o reconhecimento da sociedade amazonense, por meio da Casa Legislativa, por todo trabalho desenvolvido ao Amazonas, longo de mais de três décadas, tanto na área econômica quanto na social.
“É o reconhecimento da atuação de Koga, por meio da Honda, na consolidação do polo de duas rodas e na geração de emprego e renda na Zona Franca de Manaus. Ao conceder o título a Koga, concedemos mais responsabilidade e compromisso para que ele ratifique seu trabalho em defesa do nosso polo industrial, da preservação de nossa floresta e do nosso Estado”, afirmou João Luiz.
Para o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, a homenagem a Koga se estende a todos os trabalhadores do PIM.
“Todos nós nos sentimos homenageados na figura do Koga. A escolha e a propositura foram de muita felicidade, não por aquilo que a moto Honda faz, mas pela pessoa que Koga é, pelo empenho pessoal dele em outras causas como a Casa Vidha e o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (Gaac) e outras ações em beneficio da nossa sociedade. Por isso estamos aqui, hoje, para prestigiar a indústria do polo local na figura de Koga”, disse.
Com uma trajetória de 33 anos na Honda, Koga ressaltou sua admiração pela cultura amazonense e, principalmente, por ter contribuído para a sociedade e a economia do Estado.
“Hoje recebi meu segundo registro de nascimento. É muito gratificante ter o meu trabalho reconhecido. Mas minha gratidão maior é saber que, de alguma forma, contribui para a melhoria da vida das pessoas. Considero esse título uma aprovação do trabalho que eu desenvolvi durante todos esses anos”, afirmou Koga ao agradecer a homenagem e, principalmente, ao agradecer ao povo amazonense a hospitalidade recebida desde que chegou ao Estado, em 1986.
A solenidade de outorga a Koga foi presidida pelo deputado Josué Neto (PSD) e contou, ainda, com a participação dos deputados Augusto Ferraz (DEM), Felipe Souza (Patriota), Fausto Junior (PV), Dermilson Chagas (PP), Alessandra Campelo (MDB), Roberto Cidade (PV), Cabo Maciel (PL), Ricardo Nicolau (PSD) e Wilker Barreto (Podemos), além do superintendente adjunto de projetos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Gustavo Igrejas; do cônsul geral adjunto do Japão no Amazonas, Takahiro Iwato; do vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; do secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga; e do coordenador da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor do Município (Procon-Manaus), Rodrigo Guedes.
Contribuição
Koga contribuiu, ainda, para os desenvolvimentos dos primeiros requisitos ambientais para motocicletas e também da estrutura de engenharia de testes no Brasil, por meio da inauguração do centro de Desenvolvimento e Tecnologia, com o primeiro laboratório de controle de emissões de gases para motocicletas na América Latina. Neto de imigrante japonês, Koga nasceu em 7 de julho de 1963 na cidade de Urania, São Paulo.
Fotos: Mauro Smith