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Com o objetivo de aproximar o aluno das experiências vividas por profissionais renomados de marketing no cenário local e nacional, futuro mercadólogos promovem, nesta quarta-feira (6) e quinta (7), o “Live MKT Business Connection”. O evento, que será realizado no anexo da unidade 1 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, Zona Centro-Sul da capital amazonense, é gratuito e totalmente voltado ao público acadêmico, mas também estará de portas abertas para a sociedade em geral.
Profissionais de áreas determinantes do marketing e de publicidade e propaganda voltarão à sala de aula, desta vez como referência em diversos assuntos, entre eles o marketing off, o endomarketing e o marketing de guerrilha, para propor aos alunos um maior conhecimento, fora da curva, além da sala de aula.
À frente do evento está o professor Charles Frankiln Souza em parceria com os alunos do 2º período noturno do curso de Marketing da Fametro. Para o educador, essa é a oportunidade de trazer aos alunos a parte mais prática e saber realmente como funciona o trabalho de um profissional de marketing. É abrir o horizonte, para quando o universitário sair da faculdade saber como é o mercado de trabalho.
“O marketing digital é muito novo aqui em Manaus. Em outras cidades, os profissionais já fazem muito certinho. A partir do marketing digital eles já vão criando. Aqui é diferente, ainda vem do OFF para o ON. Lá não, eles começam do ON e vão para o OFF”, analisa Souza.
Campanhas
Charles explica que Muitas vezes o profissional é induzido a ver muito pelo imaginário do marketing.
“Ah, é preciso fazer campanha gigantescas? Sim, mas isso é muito fora daqui [Manaus], às vezes em SP, RJ. Aqui ainda é muito pequeno, coisa micro, ao invés de macro. Mas é importante salientar que existe o setor de marketing e qualquer empresa de médio porte tem um setor de marketing digital, porque ela precisa ter visibilidade nas redes sociais, se propor estar nas redes”, explica.
Na visão do professor, não dá mais para trabalhar apenas com o cliente off-line, você tem que ter os dois.
“Hoje, o Marketing traz essa inovação. Exemplo: programas de TV acabam migrando para o online. O gerenciamento das redes sociais é imprescindível para uma empresa que quer crescer e quer ter visibilidade. Todos vão querer crescer nas redes sociais, seja um restaurante de grande ou médio porte”, enfatiza Charles.
Visão de mercado
Sou estudante, mas como consigo identificar qual área do marketing quero trabalhar? O professor explica que essa é a principal dificuldade do acadêmico. “Marketing digital, de guerrilha ou de relacionamento? Um é diferente do outro e cada um tem uma missão. Você tem que escolher uma área para ficar especialista, não que você não tenha que conhecer as outras áreas, para abranger mais coisas. É importante para o sucesso de um profissional reter o conhecimento sobre si, porque isso vai ajudar a se propor profissionalmente e ajudar a empresa que ele vai ser o gerente ou o mercadólogo que vai atuar na empresa.
Você sabe como um gerente ou mercadólogo atua na empresa? Souza explica que muitas vezes o profissional formado em Manaus não tem essa visão de mercado.
“É preciso trazer a realidade para a sala de aula de como o profissional de marketing abriu e tem uma empresa de marketing, porque às vezes o profissional não quer trabalhar no marketing, e sim empreender, abrir a própria empresa, seja ela de rede social, gerenciamento de redes social; entre outros. Mas tudo isso vai depender de como ele vai ter essa visão na faculdade, porque fora dela ele vai entrar para o mercado de trabalho e geralmente não vai ter essa oportunidade de ver como o marketing é nas diferentes esferas”, defende.
Público-alvo
A ideia, conforme explica Charles, é primeiramente atingir os alunos.
“No primeiro dia vamos ter três palestras de pessoas que têm empresa de marketing, que são profissionais de marketing, que trabalham diretamente com o marketing ou publicidade. No segundo dia, é justamente as palestras menores ou oficinas, que aproximam ainda mais o profissional de marketing ao que é realidade: o que é fazer um planejamento de marketing digital, de mídias, anual de campanha para uma empresa gigantesca como a Coca-Cola ou Petrobras, tanto em nível corporativo ou publicitário. Porquê como corporativo eu me mostro como empresa para a sociedade, como publicidade eu tento vender algo para esse mercado. Só que a base disso é construída justamente dentro do planejamento de marketing”, ressalta.
As palestras do primeiro dia ocorrerão no mini auditório, com capacidade para 250 pessoas. Pela manhã, das 9h às 11h30, e à noite das 19h às 21h40. O acesso é liberado para visitantes mediante apresentação de documento de identificação com foto, seguindo protocolo de segurança estabelecido pela instituição.
Programação
Dia 6/11
Manhã- das 9h às 11h30
Ludimila Queiroz, jornalista e digital influencer. Palestra: “Marketing Digital nas Redes Sociais”. (Mini auditório da unidade 1)
Carolina Queiroz, jornalista e cirurgiã dentista. Palestra: “Marketing Digital nas Redes Sociais”. (Mini auditório da unidade 1)
Dayane Alves, CEO da Gerencie. Palestra: “Precisamos conversa sobre Social Media: a nova forma de se comunicar”. (Mini auditório da unidade 1)
Noite – das 19h às 21h45
Jéssica Nery, CEO da Impulsione. Palestra: “Como vender pelas redes sociais”. (Mini auditório da unidade 1)
Sara Negreiros, professora mestra. Palestra: “Marketing de relacionamento e comportamento do consumidor”. (Mini auditório da unidade 1)
Luana Coelho, sócia-proprietária da The White Publicidade. Palestra: “O que acontece nos bastidores de uma campanha publicitária”. (Mini auditório da unidade 1)
Dia 7/11
Manhã- das 9h às 11h30
Ana Karen, jornalista. Palestra: “Inbound Marketing: Estratégia de Comunicação e Marketing de Conteúdo”. (Mini auditório da unidade 1)
Noite – das 19h às 21h45
Edson Souza, CEO da Agência FOURMKT. Palestra: “Diferenças entre mídia ON e OFF e seu impacto em vendas”. (Mini auditório da unidade 1)
Laércio Mesquita, CEO da Agência Need Marketing Digital. Palestra: “Vendas e Marketing Digital”.
Ana Matos, analista de mídias digitais na Click Multiplataforma. Palestra: “Gerenciamento de redes sociais e SEO”.
Foto: Pixabay.com