Domingo Autoral estreia no Teatro Gebes Medeiros, com Júnior Rodrigues e Pedrinho da Lapa
9 de novembro de 2019Gabriella Dias apresenta ‘Canto das Águas’ no Teatro Amazonas
9 de novembro de 2019Dos 586 projetos inscritos, o Festival Folclórico de Parintins foi escolhido como uma das 36 ideias mais inovadoras do país.
Nesta etapa final, o festival concorre dentro do eixo da Cultura, na categoria Artes Cênicas/Festivais que Transformam, com dois grandes projetos de impacto no segmento.
O prêmio Brasil Criativo 2019 é realizado pelo Governo Federal e pela Secretaria Especial da Cultura, sendo patrocinado pela 3M, com apoio do Mercado Livre. É organizado pelo LabCriativo, tem parceria com a Escola de Criatividade, com a Elo3 e o ProjectHub, tendo como objetivo revelar e valorizar a criatividade do povo brasileiro, fortalecendo as políticas de economia criativa do Brasil.
A Economia Criativa é representada por bens e serviços que geram produção de riqueza econômica e cultural. O PIB da economia criativa global cresce significativamente desde 2002, período em que a ONU passou a reunir os dados sobre o comércio de bens e serviços criativos em um relatório especial publicado pela UNCTAD.
No Brasil, o setor se destaca pelo crescimento de segmentos como moda, design, audiovisual e artes visuais, além de atender ao mercado interno. Os negócios da economia criativa brasileira também geram saldo positivo na balança comercial com seus principais parceiros internacionais.
A inscrição e defesa do projeto Festival Folclórico de Parintins foi realizada pela Maná Produções Eventos, agência responsável, há 17 anos, pelos patrocínios do festival e seus grandes símbolos, os bois Caprichoso e Garantido.
A Maná Produções se concentrou em defender o impacto social e econômico do projeto não só em Parintins, mas em todo estado do Amazonas, incentivando a criatividade e o impacto do projeto na região norte e nos carnavais em todo o Brasil.
Na segunda etapa, a curadoria do prêmio avaliou a habilitação do projeto, conforme os critérios estabelecidos em regulamento.
Na terceira, um corpo de especialistas do setor da economia criativa nacional selecionou os projetos para a semifinal, sendo o fator de transformações positivas na vida de comunidades, de grupos e cidades o principal critério.
A seleção dos finalistas foi realizada pelas 100 maiores empresas investidoras de cultura no Brasil. Os vencedores do prêmio ganharão um episódio em uma websérie documental sobre a economia criativa no Brasil. O filme será lançado no dia Mundial da Criatividade em 21 de abril de 2020.
O anúncio dos vencedores de cada categoria acontecerá no Festival Internacional de Criatividade Pixel Show em 30 de novembro em São Paulo.