“Cidades Inteligentes’ é tema do Torneio SESI de Robótica
15 de novembro de 2019Escola municipal Sérgio Pessoa é premiada pela Fundação Nestlé Brasil
16 de novembro de 2019A I Festa Literária de Santarém foi palco de noite de autógrafos, consagrando obras e grandes autores do Pará. Trata-se de lançamentos ou relançamentos de livros. O evento que iniciou na quinta-feira (14), prossegue até domingo (17). São destaque deste evento, as obras de autores como Helcio Amaral, Edvaldo Pereira, Déllio Reis Matos, Paulo Rodrigues dos Santos, Haroldo Maranhão e Padre Sidney Canto.
Neste sábado (16), às 19h, será o lançamento do livro Tupaiulândia, de Paulo Rodrigues dos Santos, no estande da Ioepa. Além de Tupaiulândia, o livro Flauta de Bambu está à venda no estande da Ioepa e também na loja virtual da Imprensa Oficial, assim como outras obras do acervo. Durante à noite estão previstos o lançamento de novo edital e a presença do presidente da Ioepa, Jorge Panzera.
A editora pública Dalcídio Jurandir da Ioepa se tornou realidade na abertura da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, com a assinatura do Decreto do governador Helder Barbalho, que instituiu a política pública de edições e publicações de livros, revistas, cartilhas, jornais e e-books do estado do Pará, marcando o seu lançamento oficial com quatro linhas editoriais e o edital de incentivo Prêmio Literário Dalcídio Jurandir. Até o momento, a Ioepa já lançou 10 novos livros e relançou outros cinco.
Tupaiulândia
Tupaiulândia é uma das principais obras que contam a história do município de Santarém (PA), fundado em junho de 1661, pelo padre jesuíta João Felipe Bettendorff. Publicado originalmente em 1972, esta é a quarta edição da obra. Paulo Rodrigues dos Santos, além de historiador, também contribuiu com a cultura e a música local.
Considerado um dos grandes prosadores da região Amazônica, o jornalista, escritor e advogado Haroldo Maranhão (1927-2004), autor de Flauta de Bambu, publicou mais de 40 obras, entre romances, contos, diários, novelas, infantojuvenis, correspondência, infantis e alguns contos figurantes em antologias.
Dono de um estilo único, cheio de humor, ironia e sabedoria, o escritor apresenta uma seleção de 27 crônicas que transitam entre o realismo fantástico, as observações existenciais e as memórias familiares e cotidianas.
Novas crônicas Pauxis – Padre Sidney Canto
No estande do município de Óbidos, o padre Sidney Canto realiza sessão de autógrafo de sua nova obra Novas crônicas Pauxis, a partir das 20h. Ele é membro da Academia de Letras e Artes de Santarém e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap).
Serviço:
A I Festa Literária de Santarém é parte da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Programação de sábado e domingo
16/11 (sábado) – VOZES URBANAS
ARENA MULTIVOZES
17h – RODA DE CONVERSA
Tema: “Literatura periférica: vozes femininas na poesia”
Convidados: Shayra Mana Josy (Belém/PA), Amanda Possa (Santarém/PA) e Jenna Valéria (Santarém/PA)
Mediação: Ana Beatriz (Santarém/PA)
19h – ENCONTRO LITERÁRIO
Convidada: Neucivaldo Moreira (Santarém/PA) e Edinaldo Mota (Santarém/PA)
Mediação: Sidney Canto (Santarém/PA)
20h30 – ATRAÇÃO MUSICAL
Convidado: Rock de Santarém (Santarém/PA)
17/11 (domingo) – VOZES AFRO-BRASILEIRAS
ARENA MULTIVOZES
17h – RODA DE CONVERSA
Tema: “Vozes Negras: ser e viver a Amazônia”
Convidados: Anderson Pereira (Santarém/PA) e Alessandra Caripuna (Santarém/PA)
Mediação: Bárbara Costa (Santarém/PA)
19h – ENCONTRO LITERÁRIO
Convidada: Zair Henrique Santos (Santarém / PA)
Mediação: Wilverson Rodrigues (Santarém/PA)
20h30 – ATRAÇÃO MUSICAL
Convidado: Silvan Galvão (Santarém/PA)