‘Reggae Consciência’ com vasta programação cultural no Centro Histórico
20 de novembro de 2019Inpa realiza Workshop sobre alimentos funcionais da Amazônia
20 de novembro de 2019A Academia Amazonense de Letras ganhará mais um rosto em seu painel do Jubileu de Ouro Acadêmico. O poeta e escritor Elson Farias completou seus 50 anos como membro da Casa de Adriano Jorge.
Elson Farias nasceu em Roseiral, sítio de propriedade do seu pai, no município de Itacoatiara, no dia 11 de junho de 1936, onde passou a infância.
Aos 18 anos mudou-se para Manaus e frequentou o curso de formação de professores, no Instituto de Educação do Amazonas. É casado com Roseli Franco de Sá Farias e possui três filhos: Marcelo, Klarisse e José Eugênio.
Foi recebido na Academia Amazonense de Letras em 3 de fevereiro de 1969, pelo acadêmico José Bernardino Lindoso. Ocupa a Cadeira n.º 12, originalmente patrocinada por Sousa Bandeira e fundada por Dorval Pires Porto.
Seu trabalho literário mescla poesias como “Barro Verde”, “Roteiro Lírico de Manaus em 1900” “Balada de Mira-Anhanga e outras aparições” entre outros; ensaios como “Cem anos de fé na floresta” além de uma gama de obras dedicadas ao público infantil, como “A Feiticeira Maravilhosa” e “As Aventutas do Zezé”.
Para o presidente no biênio 2018-2019, Robério Braga, o fato é histórico e precisa ser comemorado:
“É um mérito de poucos! A nossa eternidade em obra é garantida com a entrada na Casa, mas alcançar seus 50 anos como membro ativo é algo pouco experenciado. Elson inaugurou o painel do Jubileu quando presidente e agora perpetua a sua ligação com o mesmo gravando sua foto lá. Não podemos deixar de comemorar este fato histórico para o Silogeu” destacou
A portaria designando a realização das homenagens ao Jubileu foi assinada pelo presidente em 2018 e desde então a comissão responsável formada pelos acadêmicos Marilene Corrêa, Zemaria Pinto e Sérgio Cardoso vem ajustando os preparativos para as festividades. As comemorações em homenagem ao Jubileu de Ouro acontecem nos dias 21 e 22 de Novembro.
No dia 21 será realizada a solenidade oficial, com saudação proferida pelo acadêmico Marcos Frederico Krüger Aleixo. O público poderá apreciar ainda um momento literário com declamação de poemas de autoria de Elson Farias, com interpretações de koya Refkalefsky e Dori Carvalho, além do momento musical com Raquel de Queiroz, Juremir Vieira Renan Branco (piano) e Giovanny Conte (violino).
Já no dia 22 acontecerá o lançamento do Livro “Águas do Dia e da Noite, estudos sobre a poesia, a ficção e a ensaística de Elson Farias” organizado pelo historiador Zemaria Pinto, com sessão de autógrafos.
O livro é uma reunião de estudos sobre a obra de Elson Farias, escritos por acadêmicos e convidados.
Além disso, por ocasião da homenagem quem participar do lançamento e adquirir um exemplar, receberá ainda a cinebiografia do homenageado documentada pelo cineasta Sérgio Cardoso.
As duas cerimônias (21 e 22) acontecerão na Sede da Academia Amazonense de Letras, na Rua Ramos Ferreira – 1009, Centro, a partir das 20h, com a presença de acadêmicos, autoridades e convidados.
A participação do público é liberada, sendo traje social completo no dia 21 e traje esporte no dia 22. Para ficar por dentro de toda a programação acompanhe o site academiaamazonensedeletras.com e as redes sociais.