‘O guarda-chuva encantado’ volta ao palco do Teatro Amazonas
23 de novembro de 2019Águas de Manaus encerra semana da Consciência Negra com “maratona” de palestras
25 de novembro de 2019Para comemorar 19 anos de atividades, o Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, Ideal Clube) terá uma programação especial na segunda e terça-feira (25 e 26/11), reunindo artistas de diversos segmentos como Rosa Malagueta, Serginho Queiroz, Márcia Siqueira, Michel Guerrero, Zezinho Corrêa e o grupo Os Birutas. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento terá entrada gratuita.
No dia do aniversário, na segunda-feira (25/11), a partir das 18h, Ana Oliveira apresentará trechos do espetáculo “(I) Mundo de Sofia”, que mostra uma faxineira-palhaça que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado e que a coloca, muitas vezes, numa situação de invisibilidade. Na sequência, o cantor Serginho Queiroz fará um pocket show de Música Popular Brasileira.
Dando continuidade à programação, a atriz Rosa Malagueta fará um trecho do espetáculo “Meu nome não é Johnny, é Maria”, no qual a partir do mundo de Maria, personagem central, é possível refletir as inúmeras mulheres, “as Marias do Brasil afora”.
Márcia Siqueira, James Rios, Jefferson Mariano e Hácara Ariela apresentam, na sequência, trecho do show “Afro Brasilis”.
A noite contará, ainda, com o “Lady Parker Show”, de Michel Guerrero; com o pop rock de Luso Neto; trechos do espetáculo “Quem casa, quer casa”, com Ana Cláudia Motta, Gomes de Lima, Magda Loiana e Raphael Frota; “Maroca Pipoca Show”, com Wallace Abreu; e um pocket show de Zezinho Corrêa.
Na ocasião também será feita uma homenagem ao artista Oscarino Varjão, que durante muitos anos foi Mestre de Cerimônia do teatro. A homenagem consistirá na exibição de trechos de um documentário sobre o artista e na participação de Peteleco, boneco que o ventríloquo amazonense eternizou.
Na terça-feira (26/11), o público infantojuvenil está convidado para assistir ao espetáculo “Caça Monstros”, com Os Birutas. Serão duas sessões: às 9h e às 14h. Na comédia, o monstro Abigobaldo busca a degradação do meio ambiente com poluição, espalhando lixo por onde passa. Porém, o Batalhão Militar convoca os destemidos guerreiros Cocada, Anjinho e seu comandante Palito para uma heroica missão de caça.
Sobre o teatro – Instalado no Ideal Clube, um dos salões mais bem frequentados pela sociedade amazonense no século 20, o Teatro Gebes Medeiros iniciou suas atividades em 25 de novembro de 2000, como espaço cênico de difusão cultural. Seu nome é uma homenagem ao artista alagoano, que se tornou jornalista, advogado, membro da Academia Amazonense de Letras e um dos organizadores do Teatro Escola Amazonense de Amadores.
O edifício, que foi construído entre 1918 e 1921, passou por uma reforma em 2014, para melhor receber espetáculos semanais produzidos por artistas da região – realizados e/ou apoiados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – em linguagens como teatro, cinema, dança, música popular e erudita, e que têm como objetivo a formação de plateias.
Também abrigou os ensaios do Balé Folclórico do Amazonas, companhia que faz parte dos Corpos Artísticos do Estado.
Em 2019, o Teatro recebeu novos reparos, entre eles, troca de piso e aquisição de novos refletores. De fevereiro a outubro deste ano, o Gebes Medeiros realizou 133 atividades, somando um público de mais de quatro mil pessoas.
Serviço: Aniversário do Teatro Gebes Medeiros
Data/hora: Segunda-feira (25/11), às 18h; e terça-feira (26/11), às 9h e às 14h
Local: Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, Ideal Clube
Entrada: Gratuita
FOTOS: Michael Dantas