Projeto ‘Notas Sobre Ela’ começa segunda etapa de apresentações
26 de novembro de 2019‘Manaus 350 anos’ é tema de exposição na Câmara dos Deputados
26 de novembro de 2019O Arboriza Manaus, programa da Prefeitura de Manaus que já plantou mais de 35 mil árvores em diversos logradouros púbicos da cidade, desde 2016, deu início esta semana ao trabalho de reposição de 100 mudas arbóreas na avenida Constantino Nery, na Chapada, zona Centro-Sul. O plantio acontece num trecho de aproximadamente quatro quilômetros, entre o Parque dos Bilhares e a sede da Ambev, e vai contemplar o canteiro central da via com 100 novas árvores, da espécie ipê, nas cores amarela e branca.
“Estamos dando continuidade ao maior programa de arborização da história de Manaus, possível graças à coragem e determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto em enfrentar o déficit histórico da arborização urbana em Manaus e investir na melhoria da qualidade de vida da população, tendo a arborização e o paisagismo como pré-requisitos”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.
Segundo ele, o trabalho de arborização da Constantino Nery está sendo feita agora da forma correta.
“A via tem especificidades que precisam ser consideradas para que o trabalho dê certo e uma delas é primordial a remoção do asfalto para a abertura de covas e o correto desenvolvimento das árvores”, explica o secretário.
A ação, executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU/Gestão de Trânsito), acontece de modo gradual em virtude da necessidade de retirada da camada asfáltica espessa existente no solo daquele trecho do canteiro.
De acordo com o diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, Deyvson Braga, o trabalho é lento, mas este será justamente o diferencial.
“Para se ter uma ideia, em uma semana, só conseguimos abrir cinco covas, com o apoio da Seminf, em virtude da camada asfáltica”, afirmou. O trabalho de abertura de covas é noturno e executado por uma retroescavadeira.
Deyvson explica que os avanços da arborização não são vistos em curto prazo.
“Estamos consolidando o trabalho feito a partir de 2016, quando o prefeito Arthur Neto lançou o Arboriza Manaus”, observou ele.
O programa já plantou novas árvores em praças, áreas verdes e de preservação permanente, canteiros centrais, passeios públicos, rotatórias de importantes corredores viários, a exemplo das avenidas Max Teixeira, Noel Nutels, Ephigênio Sales, Estrada da Ponta Negra, Estrada do São Jorge, avenida Brasil, Autaz Mirim, Alameda Cosme Ferreira, Rodrigo Otávio, entre outras.
Fotos – Arlesson Sicsú / Semmas