Investe Turismo chega ao Acre para transformar o segmento no estado
1 de dezembro de 2019Manaus recebe mais de mil turistas em Cruzeiro neste domingo
1 de dezembro de 2019Uma explosão de cores e talento dos alunos da escola municipal Antônio Matias invadiu a Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta sexta-feira, 29/11. A exposição “Encantar-te” levou para o hall da instituição as obras feitas por estudantes de artes da unidade de ensino, que ao longo de seis meses criaram telas inspiradas na temática “Viver é Florescer”. Os quadros, que custam entre R$ 100 e R$ 200, foram expostos na Semed, no Adrianópolis, e serão também na escola, no bairro da União, ambos na zona Centro-Sul, até que todos sejam vendidos.
Do valor arrecadado, 90% serão doados aos alunos e o que sobrar será utilizado para manutenção do projeto, que existe na rede municipal há 12 anos e é coordenado pela professora de história Darcilene Lamego, que decidiu desenvolver a criatividade dos alunos por meio da música, da dança, da poesia e também das artes plásticas.
A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, celebrou a presença dos alunos e dos quadros na sede da Semed. Para ela, poder popularizar esse trabalho que é desenvolvido com tanto esmero pela unidade de ensino é muito importante e segue as diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto, para o incentivo ao talento dos alunos.
“Essa é uma iniciativa maravilhosa, que de verdade trabalha a relação entre cultura e educação, e de como isso motiva crianças, adolescentes e até familiares em situação social de vulnerabilidade. As obras de arte estarão em exposição na Semed para que os nossos servidores prestigiem e conheçam o talento dos nossos alunos”, comentou a secretária.
Apesar do projeto “Encantar-te” existir há 12 anos, o trabalho com artes plásticas, de acordo com a professora Darcilene Lamego, é desenvolvido há 8 anos.
“Decidimos inserir as artes plásticas nas nossas atividades do ‘Encantar-te’ porque entendemos que existiam muitos talentos que precisavam ser aflorados. E durante esses anos descobrimos muitos artistas, observamos isso por meio da qualidade das telas. Tem aluno que é talentosíssimo”, pontuou.
E para realizar essas pinturas, os estudantes passam por seis meses de aulas com professores de artes e depois produzem os temas.
Um dos alunos que se destacou este ano foi Davi de Deus, 14, do 8º ano. Ele começou a trabalhar com pintura no ano passado e em 2019 pintou o quadro “Menino Jesus”.
“Eu estava fazendo um musical para a igreja e então escolhi o quadro que eles deram para fazer de base, o menino Jesus. Minha inspiração foi o tema deste ano, que é ‘Viver é florescer’ e a ‘natureza é colorida’, o que deixou o quadro perfeito para o tema”.
Com o dinheiro arrecadado com as vendas dos quadros no ano passado, Davi comprou uma cesta básica para família passar o Natal e ele já sabe o que fazer com o valor deste ano.
“Estou planejando utilizar o dinheiro deste ano para comprar o material escolar para o próximo ano letivo”, revelou.
Fotos: Cleomir Santos / Semed