Confira o resultado preliminar do Programa Bolsa Universidade 2020
11 de dezembro de 2019Feira de Natal movimenta a economia no Largo de São Sebastião
11 de dezembro de 2019O Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém, promoveu na última sexta feira, 06 de dezembro na Escola de Artes, a culminância dos projetos municipais de Educação Fiscal. Foi a última etapa da 2ª edição do Prêmio Municipal de Educação Fiscal.
Concorreram 18 projetos, desse total, foram escolhidas as 10 melhores práticas. A ação é promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), Secretaria Municipal da Educação (Semed), com parceria e coordenação da Receita Federal do Brasil e apoio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefa) e da Secretaria Estadual da Educação (Seduc/5ª. URE).
Os 10 projetos finalistas são das escolas: Alberico Mendes Nóvoa, Aldo Ferreira Campos, Dom Anselmo Pietrulla, Eloína Colares e Silva, Irmã Leodgard Gausepohl, Maria Amália Queiroz de Sousa, Paulo Rodrigues dos Santos, Santa Luzia, Cemei Antônia Corrêa e Sousa e Umei Diamantino.
Neste dia 12 de dezembro, quinta -feira, serão anunciados os projetos vencedores em 1º., 2º. e 3º lugares. A coordenadora do Programa de Educação Fiscal no estado, Zilda Benjamim, informa que Santarém abraçou o programa desde o início.
“Ver crianças aprendendo sobre cidadania fiscal é satisfatório. Percebemos que nosso município respira o Programa de Educação Fiscal, o que é muito bom. Recentemente, Santarém venceu o Prêmio Nacional de Educação Fiscal e conquistou o 3º lugar com a Escola Municipal Maria Amália. Já são seis edições que nossa cidade participa, das quais venceu quatro, levando o nome do Pará para todo o Brasil”, comemorou Zilda.
Sara Silva, uma das colaboradoras do Grupo no município, avaliou positivamente a etapa de 2019. Segundo ela, a coordenação foi surpreendida com a grande participação das escolas.
“Das 23 inscrições, foram selecionadas 10 e, posteriormente, serão premiadas três. A Educação Fiscal é um tema transversal que faz parte do calendário escolar da rede municipal de ensino”, explicou.
“Um dos principais objetivos é oferecer à criança valores éticos, morais e de cidadania. São temas que a maioria das escolas já trabalha e a educação fiscal é um tópico a mais, discutido com metodologia mais inovadora, visto que o estudante tem a liberdade de criar a metodologia que os ajuda a entender o assunto. Esse amadurecimento é adquirido no decorrer dos semestres quando passam a produzir os conceitos e ajudam a sensibilizar toda a comunidade escolar”, finaliza Sara.
A representante da Semed no Grupo de Educação Fiscal em Santarém, professora Mara Nicolau, comenta sobre a excelência dos projetos apresentados e a importância na educação fiscal das crianças. “A maior recompensa é perceber que as crianças repassam os conhecimentos adquiridos à família e à comunidade. São novas posturas de cidadania ensinadas por crianças que serão os adultos de amanhã”, pontuou.
Foto: Divulgação