Programação natalina entra na última semana com apresentações no Teatro Amazonas e Largo de São Sebastião
17 de dezembro de 2019Ópera ‘Alma’ vence pelo voto do público em premiação nacional
17 de dezembro de 2019O musical “A Caixa Mágica do Natal”, que vai até 22 de dezembro, contará com recursos de acessibilidade no Teatro Amazonas. Audiodescrição e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estarão disponíveis ao público em todas as sessões do espetáculo.
Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento tem entrada gratuita e classificação livre.
Com estreia nesta terça-feira (17/12), às 20h, “A Caixa Mágica do Natal” será apresentada ainda nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, às 20h. No dia 21, haverá sessões às 17h e às 20h e, no dia 22 de dezembro, às 11h e às 19h.
Os serviços de audiodescrição e Libras são realizados pela equipe de Assessoria de Inclusão à Pessoa com Deficiência da secretaria. Rampas na entrada, frisas e camarotes, além de elevador até o primeiro pavimento também estão disponíveis no Teatro Amazonas.
“Graças à parceria entre o Governo do Amazonas e a Embaixada do Japão, temos agora equipamentos que nos possibilitam atender melhor a pessoa com deficiência, fazendo com que nossos espetáculos sejam realmente para todos”, declara o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Acessibilidade – Neste ano, o Teatro Amazonas ganhou uma cabine de Libras própria graças ao Projeto de Aquisição de Equipamentos para Promover a Acessibilidade de Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva no Estado do Amazonas, do Governo do Japão, por meio do Consulado do Japão em Manaus.
Com um aporte de aproximadamente R$ 270 mil do governo japonês, o Teatro recebeu uma cabine de Língua Brasileira de Sinais (Libras) definitiva e equipada com câmera filmadora, mesa de corte, amplificador e televisores, além de novos fones de ouvido utilizados nas audiodescrições de espetáculos.
‘A Caixa Mágica do Natal’ – Com direção cênica de Matheus Sabbá e texto de Thaís Vasconcelos, o musical conta com a Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas, Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Balé Folclórico do Amazonas e Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro. A direção musical é do maestro Marcelo de Jesus.
“A Caixa Mágica do Natal” conta a história de uma criança que perdeu a mãe há alguns anos e ficou morando apenas com a avó. Ao ficar órfã, a criança também perdeu a paixão pelo Natal que sua mãe alimentava. Até o dia em que encontrou uma caixa de presente com uma carta escrita dias antes de sua mãe partir. Ao abrir a caixa, ela entra em um universo de magia natalina.
FOTOS: MICHAEL DANTAS