Classificados da segunda chamada do Bolsa Universidade estará disponível nesta segunda
23 de dezembro de 2019Cantora Hêmilly Lira relembra clássicos da toada no show #TBTBoi-Bumbá
23 de dezembro de 2019O espetáculo é promovido pela Prefeitura de Santarém, por maio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), executado pela Escola de Artes Emir Bemerguy. A Cantata de Natal intitulada “Alegria” foi apresentada neste domingo, à noite, na Praça de São Sebastião, em Santarém. O espetáculo emocionou e encantou um grande público que compareceu para prestigiar o evento.
A primeira apresentação foi do coral infantil, formado por 320 crianças entre quatro e cinco anos de idade, com a coreografia de bailarinas da escola. Seguido das demais apresentações, cada uma com o seu encanto, suas emoções e com a verdadeira magia do Natal, expressando diversas alegrias por meio da música, dança e das interpretações da sétima arte. Foi o anúncio do Menino Jesus de maneira inovadora, criativa, artística, expressões coletivas dos corpos de cada artista, do maior ao menor, síncrona e harmoniosa. Um espetáculo de elevada qualidade, inédito e jamais visto na Pérola do Tapajós.
O prefeito de Santarém Nélio Aguiar, ao lado da primeira dama Celsa Brito, assistiu as apresentações.
“Através da arte a Cantata de Natal deste ano transmitiu o verdadeiro sentido da mensagem e do amor de Jesus”, disse o gestor municipal.
Segundo a professora Manique Marinho, coordenadora da escola, o tema “Alegria”, a partir da explicação do dicionário, significa forte impressão de prazer causada pela posse de um bem real ou imaginário. Significa também qualidade ou estado de quem tem prazer de viver, contentamento e satisfação.
“Para nós cristãos, “Alegria” significa ter Jesus em nossas vida”, explicou Monique.
A professora disse ainda que existem muitas maneiras de se alegrar no Natal. Segundo ela, podemos nos alegrar em família, com os entes queridos ou, simplesmente, ir de casa em casa desejando “Feliz Natal” aos vizinhos, amigos e comendo as deliciosas rabanadas, preparadas especialmente para essas ocasiões.
Monique explicou que a Cantata de Natal realizada pela Escola de Artes é um momento muito aguardado pelos alunos e funcionários da instituição. Um momento de celebração do nascimento de Jesus através da música, dança e teatro.
“Os preparativos iniciam no mês de setembro, com a escolha das músicas, coreografia, figurinos e o evento envolve a participação de cerca de 500 pessoas”, comentou Monique.
Para este ano, o espetáculo contou com a participação de um número maior de alunos, para dar conta das dez apresentações, distribuídas em balé, jazz, danças urbanas, musicalização infantil e canto coral. Além da participação dos acadêmicos do curso de música da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que fizeram parte do coral.
Ficha Técnica – Coreografias de: Isadora Reis, Deborah Hevelli, Madson Santos e Milly de Kássia; Teatro: Catarina Pimenta, Clariomar Sousa, Daniely Nascimento, Ellen Catarina, Erlane Ferreira, Giselle Vidal, Juliane Bonfim e Oberdan Silva; Preparação do coral infantil: Itayana Bianca; Regência: Izabela Sena; Participação Especial dos Acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa e a Coordenação Geral é da professora Monique Paixão.
A primeira Cantata de Natal da Escola de Artes foi realizada há três anos, no mês de dezembro. Desde o início tem a exclusividade de participação dos alunos e dos funcionários da escola e a primeira Cantata teve como tema “É Natal”.