Resultado do edital de apoio a blocos e bandas do Carnaval 2020
29 de janeiro de 2020Dell Anno inaugura novo showroom em Manaus
29 de janeiro de 2020Para identificar e mapear os atrativos turísticos da cidade e estimular o turismo de base comunitária, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou visitas técnicas em comunidades na região do Arapiuns.
Na primeira expedição do ano, foram visitadas as comunidades Anã, Atodi e Coroca. O secretário municipal de Turismo participou de reuniões com moradores e lideranças comunitárias e ouviu as principais demandas de cada comunidade. As visitas ajudam a identificar pontos fortes e deficientes de cada comunidade e permitem a elaboração de estratégias para melhorar a atividade turística na região.
Em Anã e Atodi, a Semtur se comprometeu a levar cursos de qualificação para melhorar o atendimento e a qualidade dos produtos oferecidos aos turistas.
“Nesse primeiro momento serão ofertados cursos de excelência no atendimento, manipulação de alimentos, condutor local e outros para preparar as comunidades que vão receber os turistas e depois vamos investir em divulgação e promoção por meio de estratégias como o Press trip e Famtour”, disse o secretário municipal de turismo, Diego Pinho.
A comunidade Coroca, que recebeu ações de divulgação e promoção em 2019, apresentou crescimento expressivo da atividade turística. Recebeu 2.992 visitantes em 2019. Foram 1.626 a mais que no ano anterior. Só em janeiro deste ano, 900 turistas foram a Coroca.
Sobre as qualificações
Em 2019, mais de 880 pessoas foram beneficiadas com cursos e oficinas voltados para a qualificação no turismo. A Prefeitura, por meio da Semtur, inovou com a descentralização das qualificações que deixaram de ocorrer apenas no centro e passaram a ser levadas para bairros periféricos e comunidades afastadas como a localidade de São Marcos, que fica há 5 horas de barco de Santarém e pela primeira vez recebeu um instrutor que ministrou o curso de Manipulação de alimentos para os moradores que trabalham com gastronomia.
A descentralização das capacitações garante acesso à qualificação para quem não pode viajar todos os dias para comparecer às aulas.
Em 2020, a meta é atender mais comunidades da região de rios, que é um dos maiores desafios da Semtur, por causa da logística. Anã e Atodi já estão no cronograma do setor de qualificações da Secretaria Municipal de Turismo e devem começar a receber as capacitações a partir do mês de fevereiro.