‘Bumbômetro’: aplicativo vai medir a animação das torcidas no Carnaboi
19 de fevereiro de 2020Em novo local, Circuito Vip de Carnaval acontecerá na área externa da Nilton Lins
19 de fevereiro de 2020Reverenciado como brilhante difusor do samba-jazz no exterior, o trompetista Cláudio Roditi, que faleceu em janeiro deste ano, será homenageado pela Amazonas Band com um concerto especial, nesta quinta-feira (20/02), às 20h, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, nº 659, Centro, zona sul). O evento, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem entrada gratuita.
Com uma longa carreira que teve início em 1960, Cláudio Roditi se tornou reconhecido no circuito internacional de jazz latino e se estabeleceu como um dos mais brilhantes e virtuosos da geração brasileira influenciada pela bossa nova. O músico carioca, que morava nos Estados Unidos desde a década de 70, morreu aos 73 anos, em Nova Jersey, vítima de um câncer que o mantinha afastado dos palcos há mais de dois anos.
Roditi deixou uma obra associada ao universo latino, com mais de 30 álbuns lançados, e ajudou a fundar um estilo derivado da fusão entre o samba e o jazz. Também gravou e tocou com grandes nomes, como Paquito D’Rivera, Herbie Mann, Harris Simon, Bob Mover, Michael Franks e Charlie Rouse.
A homenagem prestada pela Amazonas Band relembrará sua passagem por Manaus, durante o Festival Amazonas Jazz de 2014. Além de ter se apresentado ao lado da orquestra, o trompetista teve arranjos escritos pelo diretor artístico e regente titular, Rui Carvalho. Entre eles, “Guataca City” e “Baião D’Rivera”, que estarão presentes no repertório.
O concerto especial ainda inclui a canção “Samba for Jimmy”, composição de Roditi em homenagem ao compositor e saxofonista norte-americano, Jimmy Heath, que também faleceu em janeiro, aos 93 anos. Apelidado de Little Bird, o músico tem o nome na história do jazz como parte essencial da geração que uniu o estilo clássico das big bands ao modo mais exploratório e livre do bebop.
Completam o repertório da noite as músicas “Piccolo Blues”, de Cláudio Roditi; “Gdansk”, de Paquito D’Rivera; “A Felicidade”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “O Pato”, de Neuza Teixeira; e “Dindi”, de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, com arranjo de Rui Carvalho.
Fotos: Michael Dantas