Fundação Matias Machline abre vagas em curso gratuito para ingresso na instituição
23 de fevereiro de 2020Rede Municipal de Ensino terá plataforma digital europeia
23 de fevereiro de 2020A oficina de reaproveitamento de resíduos, realizada pela Prefeitura de Manaus durante quatro dias, na comunidade do Monte das Oliveiras, zona Norte, foi concluída nesta sexta-feira, 21/2, com um total de 102 peças produzidas e 22 pessoas participantes capacitadas como multiplicadores de informações ambientais.
O trabalho tem como principal finalidade incentivar a prática da coleta seletiva de resíduos e a geração de renda para famílias a partir do reaproveitamento de materiais como garrafas pet, papelão, garrafas de vidro, embalagens tetrapack, entre outros. Este ano, além das oficinas mensais no Espaço da Cidadania Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) pretende intensificar a presença nos bairros com oficinas oferecidas nas comunidades.
De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, a maioria dos participantes mora na localidade e convive diariamente com o descarte irregular às margens do Igarapé do Passarinho, que corta o bairro.
“Tivemos um saldo positivo de 22 pessoas que agora estão habilitadas a realizarem novas oficinas para outros moradores do bairro, em uma corrente que vai gerando frutos. Empoderamos a comunidade neste sentido”, afirmou Araújo. Moradora do bairro, Fátima Marinho Rodrigues, 50, se disse feliz por ter participado. “Para os moradores, essa oficina é muito boa, já participei de outras e em todas tive a oportunidade de aprender mais ainda”, afirmou ela.
A oficina teve como foco o reaproveitamento de garrafas. Além das técnicas de decoração, que transformam vasilhames em objetos decorativos, os participantes aprenderam também sobre o tempo de decomposição de materiais como o vidro na natureza.
“Muitos moram às margens do Igarapé do Passarinho e sonham em ver um dia as margens limpas e sem resíduos. Fica mais fácil sabendo dar a destinação correta”, observa Raimundo Araújo.
Segundo ele, a vantagem de realizar as oficinas nas comunidades é a da proximidade com o contexto ambiental onde estão inseridos os participantes. Associações de moradores, clubes de mães, entre outras entidades, podem solicitar as oficinas por meio de ofício encaminhado para semma@pmm.am.gov.br . Mais informações pelos telefones 98842-2090, 98137-9876 e 3236-8587. A partir de março, terão início também as oficinas no Espaço da Cidadania Ambiental do Shopping São José.
Fotos – Divulgação / Semmas