Inscrições abertas para o Curso de Cuidador de Idoso
1 de março de 2020IR 2020: 256 mil contribuintes em Manaus prestarão contas ao Leão! Saiba se você precisa e como declarar!
1 de março de 2020O lançamento da 35ª edição do espetáculo Paixão de Cristo aconteceu na sala cultural do Theatro Victória, na última sexta-feira (28). A peça conta com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Segundo o coordenador do grupo Kauré, Alenilson Ribeiro, o espetáculo é muito aguardado pelo público. “A trajetória é grandiosa, mais de três décadas, o que reforça o destaque de Santarém como produtora de arte. Nesse percurso, tantos artistas de renome muito contribuíram com o espetáculo como o artista plástico Laurimar Leal e tantos outros. Falar de 35 anos do espetáculo e falar da história da cultura santarena a partir do teatro com a Paixão de Cristo”.
Até o momento, 80 pessoas já estão envolvidas nas atividades dos preparativos do espetáculo e a organização aguarda a participação de mais gente, entre as vindas de entidades. A tradução na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) continuará entre as novidades. Será uma apresentação mais resumida e lúdica para as crianças que estão em tratamento oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
A Paixão de Cristo será realizada no dia 10 de abril, sexta-feira santa, às 19h no Espaço Pérola do Tapajós.
Trajetória
O projeto celebra 35 anos de apresentações ininterruptas. É uma das encenações da Paixão de Cristo mais tradicionais da região. Sucesso de público, o evento pauta a interreligiosidade e seu texto apresenta os ensinamentos de Jesus Cristo deixados à humanidade.
Com a ideia de fundar um grupo de teatro que tivesse como objetivo promover a evangelização através do teatro, o espetáculo é criado e apresentado pela primeira vez no ano de 1985 com o nome Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo dirigida pelo padre verbita José Dillon, na época vigário da comunidade de São Raimundo Nonato.
De 1985 a 1999 a peça teatral Paixão de Cristo é apresentada na praça Tiradentes, no bairro da Aldeia. Em 2000 o espetáculo é deslocado para o estádio Colosso do Tapajós, onde ficou até 2004. A partir daí o local do evento foi alternando até que em 2015, começa a ser realizado no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, local atual desde então.