Programação intensa no Sesc em Belém e interiores nesta sexta e sábado
6 de março de 2020Estação das Docas faz homenagem às Mulheres com a banda Carimbó da Maria nesta sexta (6)
6 de março de 2020O Chef Bruno Leitão, proprietário do restaurante Taberna 88, associado da Abrasel no Amazonas é um dos indicados ao “Prêmio Dólmã”, que vai acontecer nos dias 26 a 28 de março de 2020, em Teresina, capital do Piauí, 6° estado anfitrião da premiação.
Bruno Leitão foi indicado a participar do prêmio por voto popular, onde concorre ao título de “Embaixador da gastronomia do Amazonas”, nesta última fase do concurso será realizado uma votação e a análise curricular dos indicados.
O objetivo do Prêmio Nacional DÓLMÃ é reafirmar, reconhecer e valorizar a dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para a economia brasileira. O prêmio é itinerante, ou seja, a cada ano, é realizada em um estado brasileiro.
O Prêmio Dólmã é nacional e instituído em duas categorias: Categoria Estadual, que premia 1 chef por estado entre os 3 chefs indicados, e a Categoria Nacional, que premia 1 chef Nacional entre os 5 chefs indicados, sendo 1 de cada região brasileira.
Para o chef Bruno Leitão, “Ser indicado ao Prêmio Dólmã é uma honra imensa, principalmente por estar representando o meu estado do coração, o Amazonas. Já sinto-me vitorioso em poder fazer parte deste grupo de profissionais que traduzem em seu trabalho e esforço o amor e o carinho nas diferentes preparações deste diverso Brasil. Gostaria de agradecer a todos pelo apoio e confiança e dizer que, participar deste evento é saber que meus estudos, pesquisas e dedicação em difundir a cozinha Amazônica me proporcionaram várias conquistas profissionais, dentre elas, ser escolhido como um dos representantes para participar desta premiação máxima da gastronomia brasileira”, afirma Leitão.
Chef Bruno
Mestre em Ciência e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos e Panificação e Confeitaria (em andamento).
Graduado em Gastronomia e graduando em Tecnologia dos Alimentos. Atuo há 06 anos como docente do ensino superior em três Universidades de Manaus (FAMETRO, UNINASSAU e CIESA) e leciono módulos na Pós-graduação da UNIVEL (Cascavel-PR) e na FAMETRO (Manaus-AM).
Desde 2012 atua em projetos de pesquisa e popularização da ciência envolvendo reaproveitamento e elaboração de novos produtos alimentares com ênfase nos insumos amazônicos.
Há 03 anos atua também como empresário do ramo de alimentos e bebidas na empresa ”Bar e Restaurante Taberna 88”, estabelecimento associado a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel no Amazonas.
No Taberna 88 participa do gerenciamento e desenvolvimento do cardápio. Desde 2016 participamos do evento nacional Comida di Buteco, conquistando o vice-campeonato nesse mesmo ano.
O mesmo tem experiência na área da GASTRONOMIA desde 2005 (desenvolvendo linguiças, defumados e queijos artesanais, produtos da panificação e confeitaria, cozinha brasileira de raiz com foco na regional amazônica), ministrando aulas show em eventos gastronômicos (FIGA – Feira Internacional da Gastronomia Amazônica e MANAUARA CHEF) ajudando a difundir a gastronomia Amazônica Brasil a fora; e na Tecnologia de Alimentos (análise se alimentos, análise sensorial, desenvolvimento de novos produtos alimentícios, analises microbiológicas e vida de prateleira).
Prêmio Dólmã
O Prêmio Nacional Dólmã, PIAUÍ 2019/2020, começou desde o mês de maio de 2019 e seguirá até o mês de março de 2020, com a execução dos ENCHEFS Estaduais, com a divulgação da Relação Oficial dos 81 Chefs Indicados 26 estados e Distrito Federal, e dos 05 Chefs Nacionais das regiões brasileiras, com o processo de votação, concluindo com a execução do ENCHEFS Brasil e a Cerimônia 2019/2020.
A ideia da realização do prêmio é oportunizar o encontro de todos os Chefs Indicados a premiação, Chefs Embaixadores e todos os apaixonados pela gastronomia brasileira. Iremos ampliar a Feira dos Estados, com a participação integral dos estados brasileiros, através dos estandes, que apresentarão suas riquezas históricas, culturais, turísticas e econômicas, e das Caravanas dos estados.