Prazo para pagar o IPTU com desconto encerra nesta segunda-feira
14 de março de 2020Sesc Roraima inaugura novo Restaurante no centro da capital
14 de março de 2020De olho às transformações e novas tendências, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desenvolveu a “Ava” – Assistente Virtual da Abrasel com o objetivo de tirar dúvidas sobre gestão, legislação e mercado e, assim, melhorar a produtividade dos negócios do mercado de Alimentação Fora do Lar. A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em diversos segmentos da economia e mudando a forma de atendimento das empresas. Algumas empresa já possuem esta tecnologia, como de assistência virtual como Siri, robôs de atendimento como a Bia (do Bradesco), dentre outros, estão ganhando espaço neste mundo da tecnologia que cresce cada vez mais.
Ava foi criada por meio da inteligência artificial, que consiste no desenvolvimento de mecanismos capazes de simular o raciocínio humano, a assistente virtual consegue interagir com o usuário, direcionando-o para caminhos que levam à resolução da demanda apresentada. Isso permite um suporte mais rápido e amplo, em qualquer hora ou lugar. Desenvolvida com uma ferramenta de assistência virtual da IBM, a Ava oferece mais de 13 mil perguntas e respostas – com 500 temas e até 30 variações cada – para esclarecer as dúvidas dos empresários do setor.
As perguntas e respostas, estão disponibilizadas em formatos de texto, link e documentos. Quando não há uma resposta direta, a Ava disponibiliza o acesso a mais de 1000 documentos cadastrados, em formato de PDF, sobre o assunto solicitado.
Muitas pessoas perguntam: Qual a diferença desta tecnologia das outras? Principalmente a confiabilidade. O presidente da Abrasel, Fábio Cunha, explica que a Ava é um serviço totalmente diferenciado das assistentes disponíveis no mercado. “Ela é foi pensada e criada para atender especialmente para os bares, restaurantes e alimentação fora do lar, envolvendo pessoas técnicas, com larga experiência e conhecimento em todos os segmentos do setor”. “Na Ava, os empresários vão encontrar um conteúdo curado, trabalhado, desenvolvido e analisado especificamente para o setor, com respostas técnicas e objetivas para milhares de problemas”.
Outro benefício da Ava, pontua o presidente, é que ela permite ao empresário que está pensando em abrir o seu próprio negócio começar com informações embasadas e já testadas pelo setor. “Com base em melhores informações, o empreendedor acelera tempo de abertura e desenvolvimento do negócio, reduz riscos e ganha produtividade operacional, uma vez que ele está trocando experiências com empresários de seu segmento”.
Na internet, milhares de links aparecem para os usuários e cabe a eles identificar a procedência. Além disso, as respostas dadas pela assistente virtual da Abrasel foram preparadas para ajudar as pessoas de forma mais completa possível, sempre com foco no setor. Perguntas como “o que preciso fazer para abrir um restaurante” ou “como funciona o trabalho intermitente”, agora podem ser respondidas com poucos cliques, facilitando o dia a dia do negócio. Outro ponto importante, é que a inteligência artificial permite que a Ava aprenda com cada usuário que interage, de maneira rápida e exponencialmente assertiva.
Como funciona
A assistente tem três níveis de resposta: o primeiro é a resposta padrão em texto, o segundo é a indicação de um curso sobre o assunto, e o último é a entrega de algum documento, como manuais e leis que possam complementar a explicação. Para acessar a Ava, é preciso acessar o endereço ava.abrasel.com.br e fazer a sua pergunta.