Especialista explica como se prevenir do câncer colorretal
31 de março de 2020Covid-19: Confira o edital que seleciona propostas de conteúdo virtual
1 de abril de 2020Diante da nova realidade imposta pelo surgimento do coronavírus, grande parcela da população adotou o distanciamento social como medida de prevenção, controle e minimização da propagação do COVID-19, indicação realizada pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Ficar em casa deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade.
Foi necessário se adaptar e muitos profissionais trocaram seus escritórios pela mesa ou escrivaninha de casa, para que suas funções continuem a ser desempenhadas na versão Home Office, opção que se tornou uma alternativa significativa no planejamento econômico no atual cenário.
A principal dúvida é como se programar, se concentrar em suas atividades e produzir material de qualidade e em tempo hábil. Alguns profissionais mostram seu cotidiano, suas experiências e dão algumas dicas:
Paulo Oliveira
O advogado está de home working desde 19/03, quando saíram as portarias suspendendo as atividades presenciais na justiça. Todos os funcionários foram realocados para trabalhar em casa, sendo disponibilizado, laptop e impressora, além de ajuda de custo para gastos com internet. A rotina do escritório jurídico diante dessa nova realidade mudou e são realizadas, diariamente, conferências via Skype para atualização de serviços.
“O profissional, hoje, deve preparar uma estrutura do home working o mais similar possível do local de trabalho, cumprindo a jornada de atividades normal, estabelecendo a lista de prioridades das atividades, mantendo contato diário com sua equipe, além de manter e controlar suas atividades e de sua equipe”, observa Paulo Oliveira.
Paulo Sérgio Guimarães de Oliveira é advogado e administrador, doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidad Del Museo Social de Argentina, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Pós-graduado em Gerência Financeira e Sócio do escritório Guimarães de Oliveira & Advogados Associados.
Glauco Soprano
“Com o distanciamento social, nós nos distanciamos daquilo que é mais prazeroso em ser professor: a sala de aula. Trabalhar em casa exige uma grande mudança. Para quem está habituado apenas a trabalhar em sala de aula, precisará se preparar para essas dinâmicas de transformação. Se a gente parar para analisar, quando você precisa preparar uma aula ou corrigir atividades de seus alunos, você já está trabalhando Home Office”, explica o professor.
“Nós temos uma grande responsabilidade neste momento delicado, fazer com que nossas salas de aulas se mantenham pulsantes, mesmo que sejam à distância. Para superar mais este desafio, muitos professores, assim como eu, estamos buscando ferramentas digitais para criar ambientes de aprendizagem virtuais, com a mesma forma e interação como se estivéssemos em nossas escolas. Você pode tentar criar grupos de vídeos chamada, colocar seu conteúdo em nuvem para que os alunos tenham acesso, criar uma agenda conectada com professores e alunos e até mesmo criar uma sala de aula dentro do Youtube pra receber alunos e qualquer pessoa do mundo para interagir não só com estudantes, professores e pais, mas também com todas as pessoas que tenham interesse no tema da sua aula”, observa Soprano.
“O profissional deve criar uma rotina, como acordar e dormir nos horários corretos e trabalhar fora do quarto, pois assim cria uma rotina de trabalho. Acredito que isso faz a diferença pra mim. O Grupo de Educadores Google Manaus, no qual também faço parte, realiza um trabalho voluntário incrível. Estamos realizando oficinas on-line para capacitar escolas para superar estas dificuldades, quem estiver interessado pode buscar por nossas redes sociais”, ressalta ainda o educador.
Glauco Soprano é professor de Educação Tecnológica e acadêmico de Engenharia de Controle e Automação. É Coordenador Estadual do Torneio de Robótica FIRST LEGO League e Coordenador Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica-OBR.
André Caria
Para o profissional, o novo sempre é desafiador e com grandes expectativas.
“Aprendemos realizar tarefas profissionais em casa, antes não praticadas. Hoje, precisamos cumprir prazos e resolver assuntos via web. O isolamento social nos ensina o valor de um aperto de mão, um abraço e de outras cordialidades. A tecnologia e redes sociais nunca vão conseguir suprir ou substituir o afago e o convívio social, diz André Caria.
A dica é cumprir sua jornada de trabalho da mesma forma e horários, separando um local do seu ambiente residencial para desenvolver sua atividade profissional.
“Tenha os meios e equipamentos necessários para realizar as tarefas exigidas pela sua profissão. Esteja sempre a disposição de seus clientes, uma palavra de entusiasmo faz diferença nas tomadas de decisões de seu cliente. Não espere que o seu cliente/amigo lhe procure ou entre em contato com ele. Fale estou aqui a sua disposição para ajudar no que for possível”, afirma Caria.
André Caria é contador, advogado e perito contábil, pós graduando em Perícia Criminal e Forense, Legislação Trabalhista e Previdenciária, Compliance e Direito Tributário. Vice Presidente do Conselho regional de Contabilidade do Estado do Amazonas/CRC-AM, Diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Amazonas/ SESCON- AM), membro da OAB/AM.
Hiran Junior
O engenheiro explica que para quem já atua em escritório, não muda muita a rotina, o que precisa passar por adaptações é o atendimento e as tratativas com clientes e parceiros comerciais (fornecedores). Apesar de trabalhar buscando o atendimento personalizado, hoje há a necessidade de estar distante, tornando o suporte um pouco mais impessoal. Para trabalhos de atividades externos e com o público, precauções são tomadas, uso de máscaras, distanciamento mínimo, limpeza constante das mãos e dos braços.
“O momento é de centralizar em dois pontos: Foco na missão e objetivo, criando um ambiente profissional, estabelecendo uma fronteira entre os assuntos profissionais e assuntos pessoais, discutir temperos em meios a planilhas não dá, e o outro é resguardar tempo mínimo de trabalho, o que pode traduzir em resolver problemas da casa e dos filhos primeiro, e trabalhar por produtividade”, afirma Hiran Junior.
Hiran Junior é Engenheiro Civil, Diretor na empresa Galvão Construções Ltda, 33 anos, Gestor de Obras e de Planejamento, Consultor de licitações e Docente de Construção Civil.
Fillipy Sampaio
“No início da minha vida profissional eu trabalhei na modalidade Home Office. Foi uma experiência muito bacana, como tudo na vida, tem um lado positivo e negativo. A pessoa sabendo separar os espaços e horários consegue trabalhar sem se deixar atrapalhar pela rotina da casa”, explica o publicitário.
“Para obter resultados, a primeira dica é ter muita disciplina. Ter a consciência que horários e prazos precisam ser cumpridos, mesmo trabalhando de casa. Também, um espaço confortável pra desenvolver suas atividades, boa conexão de internet, isso influencia bastante. Esses detalhes fazem a diferença no trabalho e consequentemente nos resultados”, afirma Fillipy.
Fillipy Sampaio é publicitário com MBA em Marketing Executivo. Experiência de Agências de Publicidade (mídia e atendimento), Marketing de varejo (Shopping Center), atualmente está no Marketing da Record TV Manaus.