Santarém contabiliza 05 casos confirmados e 01 morte por coronavírus
6 de abril de 2020Prefeitura sanciona lei para o uso de terapias complementares em tratamento médico na rede municipal
6 de abril de 2020Em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (06) através das redes sociais, a Prefeitura de Parintins confirmou o quarto caso de coronavírus no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Bi Garcia.
Também participaram da transmissão o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, e o tenente-coronel Corrêa Júnior, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar do Amazonas.
Segundo a Secretaria de Saúde de Parintins, o quarto infectado é um paciente que foi encaminhado a Manaus na sexta-feira, 03 de abril, seguindo o protocolo estabelecido pelo Governo do Estado para o tratamento do COVID-19.
De acordo com o prefeito Bi Garcia, a equipe de saúde do município aplicou teste rápido em um idoso de 77 anos de idade que positivou para o coronavírus neste domingo, dia 05. O idoso foi entubado e encaminhado a Manaus nesta segunda-feira, onde passará por outro exame do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (LACEN) para confirmação da contaminação. Se confirmado, será o quinto caso de coronavírus em Parintins.
Bi Garcia faz um alerta à população. Conforme monitoramento, o idoso que atestou positivo para o coronavírus em teste rápido e a criança de 1 ano e 4 meses, que já está curada do vírus, foram infectados em agências bancárias.
“A criança esteve com a mãe em uma casa bancária para recolher benefícios. Esse cidadão que está entubado e está sendo transferido para a capital do estado é um andarilho que vive pedindo ajuda das pessoas na porta dos bancos”, alerta o prefeito, que também pede aos parintinenses que cumpram a quarentena e fiquem em casa.
Para evitar a proliferação do vírus, a Prefeitura, a Polícia Militar e outros órgãos que participam do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus vão intensificar ações de fiscalização nas ruas da cidade, portos e aeroporto para que a quarentena seja cumprida com rigor pela população.
Fotos: Pitter Freitas