Covid-19: Prefeitura de Parintins torna obrigatório o uso de máscaras
13 de abril de 2020Cápsula Vanessa desenvolvida pela Samel é destaque no Programa de Sônia Abrão
14 de abril de 2020O isolamento social é uma das medidas de prevenção indicadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS para o controle e diminuição da propagação do coronavírus. Ficar em casa deixou de ser uma opção e passou a ser uma orientação que está sendo adotada em todo o mundo.
Com o distanciamento físico, as redes sociais viraram instrumento de aproximação e consumo cultural. As Lives, recurso de interação através de áudio e vídeo, em redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube), viraram tendência diante do novo cenário e o artista precisou se reinventar, levando de forma segura, o entretenimento aos fãs, em seus lares.
Um modelo cultural de Live que vem chamando atenção nas mídias sociais, são as Lives Literárias, que propõem divulgar artistas e suas produções ao público em isolamento. Nesta quarta-feira (15/04) acontece a 2° Live Literária, a partir das 15h (horário de Manaus), no Instagram do Guilherme Cordel (@guicordel) que vai contar com a participação do poeta, escritor e repentista Tião Simpatia.
Para Gui Cordel, como é conhecido, “A Live Literária tem a proposta de levar ao público um pouco da literatura Nordestina e Amazônida, um mix cultural, por meio de um sarau ao vivo”.
Riqueza Literária
A iniciativa conta com poemas autorais de Gui Cordel e de seu convidado, Tião Simpatia, além de poemas de Patativa do Assaré, Bráulio Bessa, Chico Pedrosa, Cordel do fogo encantado e Souza Filho, bem como poetas da casa como Celdo Braga, Tenório Teles, Geraldo Rodrigues, Vitor Sagaz, Alzanira Santos, entre outros.
Gui cordel
Pernambucano de nascimento e amazonense de coração, o artista se mudou para Manaus em 2006. É Pedagogo e estudante de pós-graduação em Neuropsicopedagogia, mas a sua carreira artística veio com a prática de um hobby, a Literatura de Cordel. Atualmente ministra curso de Literatura de Cordel e Xilogravura.
“De tanto ouvir, pesquisar, ler poesia e literatura de cordel, comecei a escrever e declamar. Fui me aperfeiçoando e melhorando até aparecerem os primeiros eventos. Nesta caminhada me apresentei em grandes eventos, entre eles, Festival Pirão AM, Amazônia Music Conspiração, Dia da Música Manaus, Festival Nordestino, Virada Sustentável, espetáculo Amassunu, com a Orquestra Filarmónica e ainda a abertura da palestra show do Bráulio Bessa, em Manaus”, observa Cordel.
Homenagem
A Live Literária fará ainda uma homenagem ao cantor e compositor Moraes Moreira, falecido na última segunda-feira (13/04).
“Vamos falar um pouco sobre ele, sua vida e história, além de declamar um poema que ele escreveu recentemente em formato de cordel. É lembrar um pouco desse grande artista, meu conterrâneo nordestino”, ressalta Gui Cordel.