Ufam realiza primeira colação de grau a distância e tramitação de documentos 100% digital
23 de abril de 2020O Mundo precisa parar. Seu sonho de graduação não!
24 de abril de 2020O grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia, da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Gica/FIC/Ufam), aliado ao Sistema de Bibliotecas (Sistebib), desenvolveu uma ferramenta para servir de referencial a pesquisas, trabalhos acadêmicos, grupos de estudo, fontes para a imprensa, dentre outras funcionalidades. O objetivo do Gica é oferecer à sociedade um instrumento que contenha informações seguras e de credibilidade.
O interessado que queira saber o conteúdo das informações nos formatos de artigo, livro, podcasts, cursos on line, relatos de casos, entrevistas, vídeos, dentre outros, deve acessar este link.
De acordo com a coordenadora do grupo de pesquisa e professora do curso de Biblioteconomia, Célia Simonetti, a partir da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti/AM), por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foi estabelecido a disponibilização e difusão das pesquisas, produzido por cientistas de diversos lugares do mundo.
“Trata-se de uma relação de 19 iniciativas, com uma breve descrição e seus respectivos links (endereços de sites) para que todos os interessados possam conectar-se a um conjunto de informações verídicas, produzidas por pessoas sérias e competentes, e que estão disponíveis nos formatos de artigo, livro, podcasts, cursos on line, relatos de casos, entrevistas, vídeos, enfim. É um conjunto completo de recursos informacionais que irão permitir, a todos que acessarem, o conhecimento sobre a questão da pandemia causada pela covid-19”, explicou a docente.
Outra razão para a reunião desses dados, segundo a professora Célia Simonetti, foi a de promover uma ampla divulgação para que todos os interessados possam acessar as informações de forma gratuita.“Nossa população enfrenta um problema social muito sério com a circulação de mensagens falsas que geram, além da desinformação, a confusão, o medo, a especulação e que não apresentam qualquer embasamento científico, tornando mais urgente identificar fontes de informação que sejam confiáveis”, destacou a coordenadora do Gica.
Base de Dados
No site existe uma extensa base de dados e materiais de editores com portais e plataformas que comercializam informações de relevado valor científico. Esses, por sua vez, passaram a disponibilizar, gratuitamente, o acesso aos estudos sobre o novo coronavírus.
Célia Simonetti reforçou ainda que, com o uso das informações disponíveis nesse recurso, pode-se evitar uma “pandemia de desinformação”, além de colaborar com o trabalho de milhares de pesquisadores e cientistas do mundo todo que estão em busca de uma medicação ou da vacina para combater a covid-19.
O conjunto dos conteúdos disponíveis reúne mais de 30.000 registros que crescem a cada dia, uma vez que as bases, plataformas e portais são atualizados diariamente com as novas informações científicas disponibilizadas pelos pesquisadores e cientistas de todo o planeta.
Foto: Divulgação