Santarém: Prefeitura usará oxímetros em pacientes monitorados suspeitos de Covid-19
28 de abril de 2020Associação de coreanos no Brasil doa EPIs para Prefeitura de Manaus
28 de abril de 2020A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico de Coronavírus, publicou o documento que apresenta as ações realizadas para o combate à pandemia do coronavírus no Amazonas.
Elaborado pelo Comitê Interno da Ufam, o Plano de Contingência registra todas as decisões, estratégias, orientações e propostas feitas pela Universidade até o momento. Para o reitor, professor Sylvio Puga, o documento é necessário para informar não somente a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral sobre a postura da Universidade.
“Parabenizo a equipe envolvida na elaboração do Plano de Contingência da Ufam. Esse instrumento será de suma importância na orientação da nossa Comunidade Universitária sobre as ações a serem tomadas em relação ao enfrentamento do coronavírus”, declarou.
Presidente do Comitê Interno da Ufam, o professor Bernardino Albuquerque ressalta o caráter testemunhal do Plano. Segundo ele, desde os primeiros sinais da chegada do vírus ao Brasil e posteriormente ao Amazonas, a Universidade já deu início a uma série de ações para o enfrentamento da situação, as quais se intensificaram com o passar do tempo, mostrando o quanto a Instituição tem trabalhado em prol da saúde da população do Estado.
“A Ufam tem dado uma importante contribuição na capital e interior, principalmente, nos municípios onde tem campi permanente. São ações em todas as áreas, desde a assistência, no treinamento de pessoal, no atendimento nas áreas de populações mais vulneráveis, na disponibilização de EPIs [equipamentos de proteção individual], na produção e distribuição de álcool 70%, através da telemedicina com o esclarecimento sobre a doença. Temos vários grupos de trabalho que estão envolvidos nessas iniciativas, inclusive no diagnóstico da doença com o posto de testagem rápida dos profissionais”, listou ele. “O plano ficará nos anais da Universidade como o registro de tudo que estamos vivenciando e irá mostrar toda a contribuição da Ufam nesse momento”, finalizou.
Responsável pela organização do Plano, professor José Eduardo Domingues, destaca que o documento disponibilizado agora é o primeiro volume do material que será continuado conforme o cenário for modificado e a Ufam desenvolva iniciativas para se adaptar ao novo contexto.
“Em breve, o Comitê estará trabalhando em um segundo passo. O Plano é um conjunto de ordenações, mas também pode sofrer modificações, por isso que estamos lançando a versão 1.0. A partir do momento que tenhamos um cenário modificado, iremos lançar novas ações, novas estratégias para as mudanças no cenário epidemiológico que nós vivemos”, disse o diretor da Faculdade de Odontologia.
Conheça o Plano de Contingência da Ufam.