Ufam produz vídeos informativos sobre a covid-19 em Parintins
6 de maio de 2020Diego Batista e Fabiano Barros realizam a performance “Digitais do Corpo” nesta sexta (07/05)
7 de maio de 2020Por Bárbara Vinagre
O paciente do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Nei Chaves da Silva, 55, em seu leito hospitalar nem imaginava que a data do seu aniversário seria lembrada.
“É muito emocionante, muito obrigado, é sempre bom ser lembrado” fala Nei, mesmo com dificuldade para respirar.
Em um distanciamento necessário por parte dos familiares em função da Covid-19, Nei completou na última terça-feira (05), 55 anos, e para comemorar teve bolo, um bolo não, três. Dois providenciados pela equipe hospitalar e outro pelos seus familiares, que conseguiram cantar parabéns através de videochamada, meio pelo qual o psicólogo Henrique Redman, com o apoio do Serviço Social do hospital, encontraram para que familiares e pacientes possam interagir neste momento complicado.
O serviço de Videochamada foi colocado em prática através da iniciativa do psicólogo do Hospital, no dia 27 de abril e desde então traz conforto a acompanhantes que diariamente se encontram em busca de notícias dos seus familiares.
“A videochamada é feita da seguinte forma, eu me disponho a entrar na “sala rosa”, destinada a pacientes com a covid-19, enquanto o Serviço Social do Hospital recebe o familiar “acompanhante” em uma sala apropriada. Em seguida eu ligo através da chamada de vídeo para o colega que tenha acolhido o acompanhante e assim colocamos em contato o paciente e seu familiar”, explica Henrique Redman.
Na sexta-feira (1), Redman, recebe uma mensagem via whatsapp, era Karol Patrício, neta de uma paciente que estava internada e foi uma das beneficiadas com a vídeo chamada.
“Bom dia, na noite do dia 29 minha vó Maria Auzier, veio a falecer. E o senhor nos proporcionou no mesmo dia um último momento com ela através da videochamada que fez. Quero lhe agradecer por essa iniciativa, e que Deus possa lhe abençoar a proporcionar esse conforto a todas as famílias e pacientes e lhe dar muitas bênçãos na sua vida”, escreveu Karol.
Isso segundo Redman, não tem preço. Ele, triste, diante da perda da Karol, porém emocionado diante da mensagem que recebeu, fez comparação a uma parábola do filme “O Santo Homem”.
“Não me recordo bem, mas em uma parte do filme o protagonista faz uma parábola sobre fazer a diferença. Teve uma maré alta e a praia ficou coberta de estrelas-do-mar e um pescador começou a devolvê-las ao mar, outro pescador ao ver aquela cena falou: que diferença vai fazer se não vai conseguir devolver todas? Ele respondeu com uma estrela na mão: para essa vai fazer. Eu infelizmente não vou poder fazer por todos, porém para quem receber a videochamada espero que faça a diferença”, diz Redman.
Vale ressaltar que o psicólogo realizou essa iniciativa após orientação do Ministério da Saúde em relação ao Boletim Médico Virtual e fez adaptações ao contexto do Hospital, logo foi abraçado pela equipe de Serviço Social e também pelos Anjos da Saúde, servidores da Aadesam – Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental.
Redman acrescenta ainda que faz isso de coração, “ é claro que tenho receio, assim como muitos colegas que estão na linha de frente, principalmente dentro das salas rosas, porém, pergunto a mim mesmo todos os dias: e se fosse com um familiar meu?, eu com toda certeza gostaria de ter notícias, até porque, como foi o caso da Karol, para muitos essa videochamada infelizmente pode ser o último contato com seu familiar”, conclui o psicólogo.
Nei Chaves permanece internado e todos torcem pela sua breve recuperação.
Confira o momento emocionante dos parabéns!