Emocionante! Paciente internado com Covid-19 recebe surpresa em seu leito no dia do seu Aniversário
6 de maio de 2020Tati Vidal & Os Faixa Preta animam o fim de semana em Live Show
7 de maio de 2020Na tarde desta sexta-feira (08/05), a partir das 15h, os artistas visuais, Diego Batista e Fabiano Barros realizarão a live “Digitais do Corpo”, uma performance de artes visuais pensada para este momento de quarentena e distanciamento social que usa a monotipia como técnica de produção de resultados da investigação corpórea.
“Dentro do jogo cênico da performance, nós usamos o corpo, que vai estar com uma caracterização de corpo mesmo, nós usamos o mínimo de roupa, alguns tapa sexs, nós vamos estar de epis, de máscaras e luvas, para usar o corpo como um carimbo para ter como resultado impressões. Daí vem o nome- Digitais do Corpo” afirma Diego Batista.
O público pode acompanhar a transmissão através do Instagram dos artistas: @diegomanaos e @aritanafbarros.
“A performance surgiu de uma iniciativa independente minha e do Fabiano que já investigava esta técnica da monotipia e a aplicava em outras formas, desde estampas até telas de arte. Nos unimos, principalmente porque eu também venho dessa proposta de investigação da estampas de roupa e acho interessante todo esse processo do carimbo pois tudo o que tiver uma textura, a gente pode tirar um carimbo disso em cima de uma superfície lisa como papel, tecido etc. e foi a partir dessas pesquisas que a gente começou a juntar elementos para criar essa performance”, observa Diego.
A relação da performance “Digitais do Corpo” com a pandemia
Diego e Fabiano já trabalham juntos há um tempo. E como já realizavam encontros frequentes para estudar, aprimorar e desenvolver ainda mais a performance “Digitais do Corpo”, na pandemia de covid-19, com o distanciamento social, a aproximação deles só fez se fortalecer. E foi neste período de quarentena, que eles decidiram se unir para pensar numa forma de compartilhar a performance, a transmitindo online em suas redes sociais.
“Levando em consideração tudo o que estamos vivendo neste momento de pandemia, onde tudo se torna ainda mais intenso, nós procuramos abordar na performance o tema “corpo e identidade”, numa perspectiva mais ampla no que tange ao conceito, pois a nossa proposta é apresentar algo que se proponha a pensar e refletir sobre algo que está muito além da questão de gênero, pois tem muito mais a ver com SER – HUMANO e com a identidade de SER – HUMANO. Essa ideia se cruza muito mais com a ideia de impressão digital, que é usada na carteira de identidade, como uma espécie de código de identificação de um determinado indivíduo, que não é igual ao outro, pois tem características únicas, próprias, típicas do multiverso que é ser- humano”, pontua o artista.
A live é um produto cultural gratuito porém, como neste momento de pandemia, todas as atividades do setor cultural encontram-se paralisadas, como artistas independentes, optaram por solicitar apoio a amigos, seguidores, e possíveis apoiadores para que contribuam, com qualquer valor ou importância, seguindo proposta de cachê colaborativo ou consciente cujo depósito poderá ser feito, conforme dados e informações disponibilizados por eles, abaixo:
Diego Batista
Banco: Caixa Econômica Federal/ Agência: 4572/ OP: 013/ Conta Poupança:18629-9
Fabiano Barros
Banco: Caixa Econômica Federal/ Agência: 3898/ OP: 013/ Conta Poupança: 21880-8