Sábado (16/05) acontece a 2a Edição do Toadeira Live com Leonardo Castelo, Fabiano Neves e Arlindo Neto
14 de maio de 2020Prefeito Arthur Virgílio confirma ajuda da Ativista ambiental Greta Thunberg
15 de maio de 2020A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizou, nesta quarta-feira (13), a segunda blitz educativa com o objetivo conscientizar os usuários do transporte coletivo sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras na prevenção à transmissão da Covid-19.
Pelo texto do Decreto nº 136/2020, o uso do acessório passou a ser obrigatório no município desde o dia 20 de abril, em todos os espaços públicos, vias, equipamentos de transporte público coletivo, táxis, mototáxis, transportes por aplicativo e estabelecimentos comerciais.
O motorista Francisco Ferreira destaca a importância de ações educativas como esta e o trabalho em conjunto dentro do coletivo com o cobrador para orientar os passageiros que ainda querem adentrar o coletivo sem o equipamento de segurança.
“Eu acho muito importante essa iniciativa da prefeitura, estamos passando por um momento difícil, onde a informação é fundamental. Durante o turno de serviço, nós motoristas orientamos na parte da frente do coletivo, o cobrador na parte de atrás para que os passageiros sempre estejam usando a máscara de proteção, para que todos sejam conscientes no combate a Covid-19, nós observamos que cerca de 95% atendem ao decreto e usam a máscara, mais infelizmente tem ainda poucas pessoas que não atendem e nós vamos orientando. Assim podemos nos proteger e proteger aos nossos passageiros para evitar a transmissão dessa doença”, ressaltou.
Durante a ação 43 ônibus foram parados e os usuários orientados quanto a obrigatoriedade do uso da máscara, a equipe da SMT forneceu máscaras aos passageiros que estavam sem o equipamento de proteção.
“Essa é a segunda ação que fazemos voltada para o uso da máscara de proteção dentro do transporte coletivo, trabalho que está sendo feito de forma orientativa e educativa. A cada ônibus que subimos nós reforçamos para o cidadão que é obrigatório o uso da máscara, a partir do momento em que ele sai de casa, adentra os transportes coletivos. Nós conseguimos através da Secretaria de Saúde máscaras para fazer a doação para os passageiros que não estavam usando o equipamento dentro do ônibus e reforçamos que o motorista é o responsável pela fiscalização das pessoas e pode até não autorizar que a mesma entre no coletivo se não estiver fazendo o uso”, explicou a chefe da Divisão de Planejamento, Roberta Maia.
Para a usuária Emily Ketlen, a população precisa se conscientizar mais quanto a necessidade de se proteger contra essa doença. Ela toma todos os cuidados sempre que precisa sair de casa.
“Eu não saio sem minha máscara de proteção e meu álcool em gel, a máscara ajuda a reduzir o contágio do novo Coronavírus e dentro do coletivo é essencial o uso, pois o contato é mais frequente com outras pessoas e a máscara nos protege. A população ainda precisa muito de ações educativas como esta para que realmente possa entender a preocupação que o município está tendo no combate a doença”, finalizou.