Efeito isolamento: Corujas fazem ninho na praia da Ponta Negra
25 de maio de 2020Prefeito assegura tratamento digno aos pacientes indígenas em hospital de campanha municipal
25 de maio de 2020A Prefeitura de Santarém realizou 537 testes rápidos para detecção da Covid-19 em pacientes atendidos pelo serviço de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A ação adotou o modelo drive-thru para evitar aglomeração e ocorreu no estacionamento do Shopping Rio Tapajós, por toda manhã de hoje, 24. A testagem em massa, a maior já realizada no estado, integra as medidas de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus no município.
“O monitoramento é um serviço que vem dando certo e que tem salvado vidas no município. A testagem é uma fase que complementa esse serviço. Hoje, temos mais de 3,5 mil pacientes em monitoramento. Também temos mais de três mil pacientes já recuperados que possuíam sintomas gripais”, informou Dayane Lima, titular da Semsa.
Cinco equipes de testagem realizaram as coletas que foram feitas em cinco pontos de atendimento. Mais de 20 profissionais da saúde e de outras áreas foram mobilizados nesta manhã de domingo. A Prefeitura estará organizando mais ações como essa ao longo dos meses de maio e junho.
“A testagem dos pacientes monitorados é muito importante. Hoje, realizamos uma grande ação. É uma arma importante nesta guerra contra o avanço da covid-19. Quero registrar os meus parabéns aos nossos profissionais da saúde que estão sendo verdadeiros heróis nesta guerra contra o novo coronavírus”, disse o prefeito Nélio Aguiar, acrescentando que amanhã, segunda-feira, 25, será a implantação de mais uma Unidade Descentralizada de atendimento a pacientes com sintomas gripais. Ela funcionará na escola Princesa Izabel, na Nova República, e atenderá de segunda a sexta-feira.
A paciente monitorada de iniciais M.L.G.S, 57 anos, elogiou o drive thru e pediu compreensão e ajuda da população para conter o avanço da doença.
“A Prefeitura está de parabéns. Serviço rápido, com comodidade que facilita a vida do paciente. Mas, também, devemos pensar em nossa parte como cidadão. Ainda tem muita gente que não leva a sério essa doença. Vejo muita gente na rua sem precisão e depois que adoece culpa o sistema de saúde. Tem que pôr a cabeça no lugar e ter consciência para entender a gravidade do problema”, pontuou a paciente.
Dependendo do resultado do teste, os pacientes selecionados por critérios médicos recebem alta para retorno a suas atividades cotidianas ou permanecem em isolamento domiciliar.
“Nós queremos diagnosticar os pacientes e liberar o maior número possível de pessoas monitoradas, para que elas possam voltar às atividades normais”, finalizou Dayane Lima.
Leia também:
Pará se mantém na 3ª posição do ranking de isolamento nessa sexta-feira (22)
Prefeitura solicita força policial para cumprir ordens de isolamento e quarentena