Pará atinge 6º lugar no ranking de isolamento social
1 de junho de 2020Ponta Negra segue interditada e fiscalização será intensificada com PM e Guarda Municipal
1 de junho de 2020Com o surgimento da pandemia, a Organização Mundial da Saúde – OMS e o Poder Público estabeleceram diversas orientações e protocolos para que a população adotasse no enfrentamento ao novo coronavírus, focados, principalmente, no controle de sua disseminação, como por exemplo, o distanciamento e isolamento social, a higienização constante das mãos das mãos e o uso de máscaras de tecido.
Toda essa mudança na sociedade, trouxe consigo inquietações, preocupações e outros sentimentos como dúvidas, tristeza, medos, frustação, estresse e solidão. Este perigo invisível imposto pela era Covid-19, faz com que todos tenham que se deparar com uma nova realidade e levam as pessoas uma nova dinâmica em seu cotidiano. É normal cada pessoa reagir de uma forma e buscar soluções para tornar o dia a dia mais leve, mais prazeroso.
A escritora e poetiza amazonense Irlen Benchimol, assim como a grande maioria da população em isolamento (ou não), está sempre com seu aparelho celular por perto, mas ao invés de passar o tempo nas mídias sociais, encontrou um outro mecanismo para retratar seus sentimentos e sua visão sobre o período de quarentena e os sentimentos motivados pela pandemia.
A artista que sempre foi inclinada para a literatura, utilizou a tela sensível ao toque – touch screen – de seu smartphone para pintar de forma digital. Com a ponta dos dedos deslizando sobre a tela, passou a se expressar através de desenhos, figuras, cores e formatos variados, despertando em si, a artista visual que estava pronta para se revelar.
A artista publicou suas telas digitais em suas mídias sociais e a resposta de suas redes foram instantâneas e totalmente positivas. O sucesso ganhou grandes proporções e suas telas, com forte presença de ludicidade, viralizaram. Foi então que surgiu a ideia de estampar suas obras de arte em tecido e confeccionar máscaras de proteção para distribuição em instituições que atendem crianças e adolescentes.
A primeira instituição beneficiada foi a Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas – APADAM, entidade sem fins lucrativos que reúne pais, pessoas com síndrome de Down, amigos e profissionais afins interessados por uma causa comum: melhorar a qualidade de vida e proporcionar maiores oportunidades, para as pessoas com síndrome de Down.
A entrega das máscaras de proteção estampadas com a arte de Irlen Benchimol foi sucesso absoluto entre as crianças, que ficaram felizes com as estampas lúdicas recebidas.
“Cada pintura tem um significado e uma relação direta com a natureza e o desejo do fim da pandemia. São frutos dos meus sentimentos, das minhas inquietações e da esperança por dias melhores, que certamente chegarão em breve. Todo tempo é propício para espalhar amor e boas ações”, comenta Irlen Benchimol.
Ainda neste mês de junho, a artista vai realizar uma exposição virtual, a “Art na Pandemia By Irlen Benchimol” no seu Instagram @irlenbenchimol_escritora e em seu site oficial www.irlenbenchimol.tk .
Sobre lrlen Benchimol
A manauara é membro da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos- ABEPPA, da Associação de Escritores do Amazonas- ASSEAM, da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil- AEILIJ, além de participar da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas- APADAM.
Irlen é autora da coleção “Os Piratinhas do Bem’: Os Piratinhas do Bem Navegando pela Amazônia, Os Piratinhas do Bem no Mundo da Imaginação e Os Piratinhas do Bem no Mundo das Diferenças.
Em 2017, lançou sua segunda coleção: Por Trás do Pôr-do-Sol – Os Anjos e Seus Amores.
Em 2019, apostou em uma nova coletânea: O Reino dos Encantados – Uma Mistura Que Deu Certo, onde deu ênfase à preservação da natureza e personagens que revelam características regionais, em especial da Amazônia.
Em 2020 está previsto o lançamento da quarta aventura oficial de seus personagens, “Os Piratinhas do Bem na Terra dos Gigantes Amazônicos”.
Leia também: