Seduc coordena mais de 50 obras em escolas estaduais do Pará
23 de junho de 2020‘Clara Azul Bonina’, de Abner Viana, será exibida pelo projeto Fica na Rede Maninho
23 de junho de 2020A presença de uma equipe multidisciplinar com profissionais de psicologia, psiquiatria e de serviço social, nas maternidades, para o atendimento às parturientes, sobretudo neste período da pandemia de Covid-19, foi solicitada pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), por meio de requerimento, com indicação à secretária estadual de Saúde, Simone de Araújo Papaiz.
O objetivo, conforme Therezinha Ruiz, é propor ações de políticas públicas multidisciplinares, para o atendimento humanizado às gestantes e lactentes nas unidades hospitalares do Amazonas, especialmente neste momento delicado, em que o Estado apresenta um elevado número de casos de Covid-19.
De acordo com a deputada, a implantação de serviços de assistência multidisciplinar para a gestante, desde o pré-natal até o pós-parto, é um importante mecanismo de melhoria na qualidade de vida das gestantes, diminuindo os índices de mortalidade materno-infantil, assim como os riscos à sua saúde.
“Uma equipe multidisciplinar reúne profissionais de diferentes especializações, que buscam alcançar um objetivo comum, na compreensão do estado de cada paciente, o que proporciona segurança e tranquilidade às gestantes e ao bebê, contribuindo assim, para a eficácia dos procedimentos médicos”. explica Therezinha Ruiz.
O momento de dar à luz, segundo Therezinha, é aguardado com muita ansiedade pelas mães, que precisam de amparo psicológico e de atendimento médico humanizado, para receber seus filhos em estado de bem estar e de segurança.