Secult abre inscrições para o II Curso de Formação em Ópera
2 de julho de 2020Pacientes oncológicos devem redobrar cuidados com a alimentação, orienta FCecon
3 de julho de 2020Nesta quinta-feira (02/07), o Hospital Thomé de Medeiros Raposo, em Rio Preto da Eva, foi reinaugurado com a entrega, por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), de equipamentos para a modernização da unidade hospitalar.
O município, distante 57 quilômetros de Manaus, teve ainda inaugurado o primeiro Posto de Saúde Indígena (PSI). Os investimentos foram feitos pela prefeitura de Rio Preto da Eva com recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), repassado pelo Governo do Estado, para o fortalecimento da saúde do município.
De acordo com o secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo, os equipamentos entregues pelo Estado vão trazer comodidade aos pacientes para que não precisem se deslocar para Manaus a fim de fazer exames especializados.
“Um prédio totalmente equipado com um laboratório novo, mamografia nova, respirador e com todos os equipamentos para ajudar a população, como aparelho de ultrassom e digitalizador de imagem. O digitalizador é muito importante porque as imagens captadas dos pacientes podem ser de maneira digital trabalhadas, ir para o prontuário do paciente, ficar guardadas, sem necessidade de revelação”, explicou o secretário.
O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, destaca que o investimento só foi possível por conta da parceria com o Governo do Estado.
“Nessa parceria foi possível, hoje, ter um hospital moderno, porque o governador Wilson Lima conseguiu colocar aqui em Rio Preto equipamentos modernos”, enfatizou o prefeito.
Para a secretária municipal de saúde, Aila Carla, ver os equipamentos funcionando é a realização de um sonho, principalmente no que diz respeito ao mamógrafo.
“Hoje nós começamos a funcionar e não apenas inaugurar. E, a partir de hoje, o município de Rio Preto da Eva vai fazer mamografia”, disse.
Segundo a diretora do hospital, Dieny Carvalho, a reforma do hospital ocorre após 13 anos da inauguração. Ela ressalta que a população será melhor atendida por conta da nova estrutura.
“Nós queremos agradecer ao prefeito Anderson Sousa e ao nosso governador Wilson Lima pela reforma do hospital, por nos entregar um hospital digno para toda a população de Rio Preto e todos aqueles usuários que têm a necessidade de estar aqui com a gente utilizando este complexo e agora de ótima qualidade”, destacou.
Indígena – Além de um leito destinado para a população indígena no hospital do município, também foi inaugurado nesta quinta-feira (02/07) o PSI Joaquim Sampaio na comunidade Beija-Flor.
O secretário Cássio Espírito Santo parabenizou a prefeitura pela construção, realizada com o recurso do FTI.
“Agradecer ao prefeito, que usou o recurso com muita responsabilidade e mudou a vida das pessoas desse município. Isso é um ganho para a comunidade indígena, nós vamos ter um atendimento digno e poder resolver na própria comunidade os seus problemas de saúde”, afirmou.
Conforme o presidente da Associação Etno Ambiental Beija-Flor, Sergio Campos, da etnia Tukano, a inauguração do PSI entra para a história do município.
“Pela primeira vez estamos inaugurando uma estrutura que vai permanecer o tempo todo, que vai atender os moradores indígenas que moram em Rio Preto da Eva”, ressaltou.
Fotos: Rodrigo Santos