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23 de julho de 2020O Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo (MTur), programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor, tem sido aderido por empresas do Estado. Segundo a última atualização do MTur, 145 empreendimentos do Pará já receberam a autenticação.
O programa é um meio para os consumidores se sentirem seguros ao viajar e ir em locais que cumpram protocolos específicos do novo coronavírus. O Ministério do Turismo acredita que a medida contribui para “promover o Brasil como destino seguro e incentiva a retomada da atividade turística e a atração de turistas nacionais e internacionais”.
Mais de 10 mil empreendimentos turísticos já foram autenticados em todo o Brasil. Uma das empresas foi a agência de turismo El Shaday Tur Parauapebas, que trabalha com turismo receptivo em Parauapebas e turismo emissivo. Por conta da pandemia, a agência parou as suas atividades. Segundo Léia Silva, dona da empresa, a solicitação foi muito simples, pois eles já vinham tomando as medidas de distanciamento e higienização. Além disso, a empresa está auxiliando e informando os clientes sobre as viagens.
“Nenhum cliente cancelou sua viagem, todos aceitaram remarcar. Nossa recomendação é para aguardar, porque nós não vamos colocar a saúde deles (turistas) em risco”, afirma a empresária.
A agência de viagens Samistur do Brasil, também aderiu ao programa. Segundo a diretora de Marketing, Samantha Rahman, para a abertura da agência, no início de julho, foi realizada uma ação de sanitização e desinfecção do ambiente.
“Nós mantemos limpeza diária, mantemos álcool em gel por toda a agência, placas com orientações, também temos o tapete de sanitização, diminuímos o número de pessoas dentro do escritório. Estamos fazendo as medições de temperaturas e todos os protocolos necessários”, explica.
A companhia já está montando e vendendo pacotes para 2021 e continua auxiliando os clientes com informações e dicas de segurança.
Segurança e conscientização: A solicitação não é obrigatória, mas para Léia Silva, a etiqueta vai ser uma marca de credibilidade para a empresa, apesar de não ter fiscalização.
“O selo vai ser um símbolo de confiança. Mas acho que o principal é que nós, empresários do turismo, temos que ter consciência e fazer o que é certo”, diz a gestora.
Samantha Rahman também acredita que assumir esse compromisso de segurança é um diferencial muito importante para a retomada.
“Vai passar para o turista que aquela empresa trabalha de maneira séria. Vai ser um diferencial nas agências que aderirem os protocolos para que o cliente se sinta seguro e veja que aquele local tem responsabilidade e preza pela saúde e bem estar dele”, declara a diretora de Marketing.
O Ministério do Turismo não fará fiscalização pois acredita “que empresas e profissionais do turismo são os maiores interessados em garantir um ambiente seguro tanto para seus colaboradores como também para seus clientes”. Mas em caso de descumprimento de protocolos, o turista poderá denunciar para o Ministério do Turismo que, “em última instância, poderá revogar o selo”.
Agora, as agências aguardam para que tudo volte ao normal e elas voltem a realizar sonhos.
“Eu espero que a gente volte a viajar, fazer a alegria das pessoas. Eu sempre falo que nós trabalhamos com sonhos, porque tem muita gente que tem sonho em conhecer algum lugar e nós ajudamos a realizar. Então, espero que as coisas voltem ao normal e que as pessoas se conscientizem”, manifesta Leia Silva.
A representante da Samistur Brasil diz que o momento é das pessoas se acalmarem, aproveitarem para pesquisar e definir com sabedoria os roteiros que querem para o futuro, até porque, viajar é o lazer mais apreciado.
Para o secretário de turismo, André Dias, o selo é importante pois compromete os negócios turísticos a implantar os protocolos de segurança sanitária, que são importante para os funcionários, empresários, usuários e para conter a pandemia.
“O selo é esse compromisso, para que possamos ter uma atividade turística responsável e segura para todos os envolvidos. Além disso, ele acaba servindo como um norte para que o consumidor, o turista, consiga identificar quem tem esse compromisso e quem não tem”, afirma o secretário.
Serviço: O selo Turismo Responsável está disponível para 15 segmentos do setor.
Para fazer a solicitação, é preciso ter o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e acessar no site do Ministério do Turismo, a página do programa: http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/