Instituto Lixo Zero promove semana de lives com especialistas da área
31 de julho de 2020Manaus Plaza Shopping faz sorteio de Dia dos Pais no instagram
31 de julho de 2020O Casarão de Ideias é o primeiro centro cultural a ser certificado com o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” no Amazonas. A certificação é expedida para empresas que estejam dispostas a seguir protocolos de higienização no combate à Covid-19 e que estejam regularizada junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que é um serviço ofertado pelo Ministério do Turismo.
O espaço está inserindo nas normatizações que faz parte do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que busca minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual das atividades. A ideia é incentivar aos frequentadores e visitantes mais segurança para viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.
Desde a reabertura gradual onde o Casarão de Ideias adotou os protocolos e normatizações criados pelos entidades dos segmentos turísticos, e que foram chancelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), levando em conta medidas adotadas no mundo e pelo Ministério da Saúde.
Para atender aos critérios propostos para a expedição do selo, o Casarão de Ideias passou a ter horário diferenciado, respeitando as determinações, como o distanciamento social, medição de temperatura e disponibilização de máscaras de segurança e álcool em gel 70%. Já nas atividades do Cine Casarão, a sala passou de 35 lugares para apenas 19.
As orientações foram direcionadas a 15 segmentos turísticos. Entre eles: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros.
O Casarão de Ideias está regularizado no Cadastur desde o início deste ano, onde foi registrado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), que é a agência cadastradora e fiscalizadora das medidas de biossegurança utilizada para a certificação do selo e também da fiscalização e políticas públicas para os serviços turísticos do estado.